Neste domingo (8), Dia Internacional da Mulher, o governador Rui Costa, acompanhado de secretários de Estado, assinou o termo de cooperação para a Ronda Maria da Penha, que será iniciada no Subúrbio Ferroviário de Salvador, localidade com o maior número de vítimas de violência doméstica na cidade. A solenidade foi realizada no Dique do Tororó, onde, após a caminhada ‘Mulher, Saúde e Liberdade’, promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), estão sendo oferecidos diversos serviços gratuitos à população.
“A ronda será feita para que a lei seja cumprida. Em caso de ocorrência ou de suspeita de algum fato que signifique descumprimento da lei, os policiais estarão atuando de maneira preventiva e de forma corretiva quando necessário. Nós vamos trabalhar para reduzir ao mínimo os índice de violência doméstica na nossa sociedade”, afirma Rui Costa.
Sob comando da capitã da PM Ana Paula Queiróz, 22 policiais militares e duas viaturas padronizadas farão o acompanhamento das mulheres vítimas de agressão. As ações ainda terão o suporte do Departamento de Polícia Técnica, onde funcionará a ‘Sala Lilás’, local destinado às mulheres que precisem de apoio psicológico e de assistência social.
Ação integrada
“Essa é uma ação integrada entre as secretarias de Segurança Pública (SSP), de Política para as Mulheres, Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça. Vamos fazer visitas um trabalho preventivo de conversas com as famílias, com as mulheres que são vítimas de violência doméstica, para evitarmos que haja a continuidade dos casos. Essas são medidas que já deram resultado em outros estados e que acreditamos que serão eficientes aqui também”, explica o secretário de SSP, Maurício Barbosa.
Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, a medida deve inibir a violência de gênero. “A Ronda Maria da Penha é um anseio das mulheres baianas, que depois de muita luta a gente consegue realizar. O objetivo é garantir a proteção. A mulher vai saber que estará protegida e o agressor vai saber que se errar não vai ficar impune”.
Mulher, Saúde e Liberdade
O Dique do Tororó, em Salvador, foi o destino escolhido por centenas de pessoas na manhã deste domingo. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi realizada a caminhada ‘Mulher, Saúde e Liberdade’, promovida pelo Governo do Estado, por meio da SPM, como forma de homenagem para a população feminina.
Também foram disponibilizados às mulheres serviços gratuitos, como doação de sangue, aferição de pressão arterial e peso, tratamentos de beleza – penteados e maquiagens -, sorteios de produtos, orientações sobre autonomia e saúde da mulher, em relação à nutrição, higiene bucal, dentre outros. “As mulheres querem se homenageadas, cuidadas. E o 8 de março é o dia delas, representa a nossa luta por respeito”, explica a secretária da SPM, Olívia Santana.
A bancária Fabiana Fernandes chegou cedo e gostou da iniciativa. “Estou adorando tudo. Tem muita gente que, por falta de horário ou de conhecimento, não aproveita alguns serviços. Hoje não tem como deixar de utilizá-los. É realmente uma bela e proveitosa homenagem”.
Para encerrar as homenagens, o Dique do Tororó virou palco para aulas de zumba e ritmos, rodas de capoeira de mulheres e a apresentação cultural da Banda Didá. O evento contou também com o apoio das secretarias de Comunicação (Secom), Saúde (Sesab), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Desenvolvimento Rural (SDR), além da Superintendência de Desporto da Bahia (Sudesb), da Bahiagás, da Coelba e da Embasa.