A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) reiniciam na próxima segunda-feira (23), os mutirões do Projeto Margaridas. Os territórios que primeiro reiniciarão as atividades são o do Velho Chico e o de Irecê. A cidade de Barra, localizada a 690 km de Salvador, será a primeira a receber o mutirão nesta nova etapa.
Os serviços serão disponibilizados no período de 23 a 31 de março, e beneficiará trabalhadoras rurais de mais de 10 municípios da Bahia. Serão oferecidas as seguintes atividades gratuitas: emissão de documentos (carteiras de identidade e de trabalho, certidões de nascimento e casamento, Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, entre outros), além da realização de Rodas de Diálogos, para tratar de temas como violência, a Lei Maria da Penha, mecanismos de apoio às vitimas de violência e a conquista da autonomia da mulher.
Projeto Margaridas
Realizado pela SPM-BA, em convênio com o MDA, o projeto tem como objetivo atender às moradoras das zonas rurais dos municípios baianos, com intuito de promover a cidadania e a autonomia econômica e social destas mulheres, além de auxiliar na prevenção e no enfrentamento de todas as formas de violência. A estimativa é de que mais de 21 mil mulheres do Estado sejam beneficiadas, dentre elas: agricultoras familiares, assentadas da reforma agrária, fundo e feixo de pasto, jovens, pescadoras artesanais, marisqueiras, quilombolas e indígenas.