O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, firmou compromisso com a bancada de deputados federais nordestinos de editar Medida Provisória que cria o fundo de investimentos para a energia do Nordeste até a primeira quinzena de maio, durante encontro nesta terça-feira (14), em Brasília.
Na presença de representantes da Bahia, como os parlamentares José Carlos Aleluia (DEM), Antonio Imbassahy (PSDB), Jutahy Jr (PSDB) e Benito Gama (PTB), ficou acertado que os contratos atuais da Chesf com as indústrias serão prorrogados até que as inversões do fundo, previstas em R$ 20 bilhões, garantam o suprimento energético em condições competitivas à região.
Na avaliação de Aleluia, a reunião foi bastante produtiva. “O ministro entendeu perfeitamente a necessidade de encontrar uma solução para evitar que se produza no Nordeste mais de 180 mil desempregados”. A bancada baiana, que contou ainda com Elmar Nascimento (DEM), Paulo Azi (DEM), João Carlos Bacelar (PTN), Lúcio Vieira Lima (PMDB) e Davidson Magalhães (PCdoB), saiu satisfeita e otimista da audiência.