Em parceria com o governo federal, a Bahia recebe investimentos para obras estruturantes em locais considerados de alto risco de desabamentos e desmoronamentos. O Programa de Contenção de Encostas do Governo do Estado investirá, até o final das obras, R$156 milhões na capital baiana, beneficiando 98 localidades de Salvador. As obras, sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vão dar segurança e mais qualidade de vida a mais de 200 mil habitantes da capital.
As intervenções foram divididas em quatro etapas e tiveram as obras iniciadas em julho do ano passado e, até março deste ano, já beneficiou oito mil pessoas. A entrega mais recente das contenções foi realizada no dia 29 de março, quando se comemorou também o aniversário de Salvador.
Na ocasião, o governador Rui Costa entregou as estruturas construídas em pontos localizados na Rua Marissol, em Cajazeiras VI, e no Loteamento Nogueira, nos bairros de Águas Claras e Cajazeiras. Ele ainda autorizou e assinou as ordens de serviço para a construção de encostas nos bairros da Palestina, Cajazeiras e Pau da Lima, com investimentos de R$ 5,9 milhões do Ministério das Cidades, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I)- de prevenção a desastres naturais.
Além das obras entregues no dia do aniversário de Salvador, o programa ainda incluiu intervenções na Rua Marissol e no Loteamento Prof. João de Barro, em Cajazeiras, além das ruas São Rafael, em Pau da Lima e São Marcos, e 12 de Julho, em Castelo Branco e Pau da Lima, que beneficiaram mais de oito mil pessoas.
Essa é só a primeira parte do programa, que possui ainda outras três etapas, a serem desenvolvidas em bairros como São Caetano, Retiro, Periperi, Plataforma, Lobato, Marechal Rondon, Coutos, Liberdade, Vale das Pedrinhas, Santa Cruz, entre outras regiões. São 53 bairros que receberão, juntos, nos três próximos grupos, mais 80 encostas, uma vez que 18 já estão previstas na primeira etapa, em fase de finalização.