Em entrevista à rádio CBN na segunda-feira (18), o deputado Jutahy Junior (PSDB-BA) destacou projeto de lei apresentado por ele que mexe com regras de produção e exploração do pré-sal. O PL 600/2015 desobriga a Petrobras de ser operadora única de todos os poços do pré-sal e também de ter que entrar com no mínimo 30% de todos os poços.
O tucano explica que a estatal não tem dinheiro em caixa. Relatório financeiro enviado pela empresa á Agência Reguladora Americana mostra que ela tem dificuldades para pagar credores em dia. “Hoje a Petrobras tem um endividamento de quase 400 bilhões de reais, com um índice de alavancagem (que mede a saúde financeira) de 52%. Em 2010 era de 17%”, afirmou.
Jutahy acredita que, ainda se não houvesse um rombo enorme com o petrolão, a Petrobras estaria com problemas em função da má gestão e do atraso ideológico. “Um prejuízo imenso para a indústria nacional, que fica sem ter novos fornecimentos a prestar para os seus fornecedores e cria uma dificuldade gigantesca no país, como um todo, na geração de empregos”, completou.
O parlamentar cobrou agilidade na análise do projeto, já que o petróleo e o gás natural são fatores de desenvolvimento essenciais para o Brasil. “A indústria nacional ganha com essas mudanças”, finalizou.