Um crescimento de 64% no volume de atendimentos atesta a expansão dos serviços do Protocolo Expresso, criado para favorecer o recebimento de petições, por sistema de drive-thru: os interessados não precisam sair do carro para entregar a documentação. O serviço prestou 836 atendimentos em maio, 535 mais que os 301 registrados em abril. No total, incluindo os primeiros dias deste mês de junho, o Protocolo Expresso alcançou a expressiva marca de 1.319 recebimentos.
Criado em 31 de março deste ano, o serviço funciona em dois turnos, de 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h, na frente do prédio sede do Centro Administrativo. Sem sair do carro, o usuário pode entregar a petição aos funcionários em um posto avançado instalado no local. Inédito no tribunal baiano, o drive-thru recebe petições não iniciais e devolução de autos com petições em tramitação nas Secretarias do Tribunal Pleno, do Conselho da Magistratura, das Seções Cíveis e Criminal, das Câmaras Cíveis e Criminais, bem como suas Turmas, e na Secretaria Especial de Recursos.
O Protocolo Expresso é mais um produto do Projeto Conjugar, lançado em janeiro passado, e que tem como objetivo aperfeiçoar o funcionamento das unidades judiciais do Segundo Grau do Tribunal de Justiça da Bahia. Rápido e sem burocracia, o serviço desenvolvido pela Diretoria Geral do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia contribui também para a redução da quantidade de atendimento em balcões, cartórios e secretarias das unidades judiciais. Para entrega no Protocolo Expresso, as petições devem apresentar indicação do órgão em que tramita o feito, além do número do processo, os nomes das partes e o tipo de petição. As informações são do TJBA.