Em formal e disciplinada solenidade, o major da Polícia Militar da Bahia, Carlos Augusto Ferreira Dias, assumiu o comando da recém-criada Companhia Independente de Policiamento Tático da Região da Chapada Diamantina (CIPT). O órgão é subordinado ao Comando de Policiamento da Região da Chapada Diamantina (CPRCH), com sede em Itaberaba e comandado pelo tenente coronel da PM, Osival Moreira Cardoso. O major Dias iniciou sua carreira militar no município de Itaberaba em 1991 e retorna à cidade para nova missão.
“A expectativa é muito boa no comando da CIPT. Na verdade, essa companhia é uma força de suplementação efetiva, nós temos como missão reportar às unidades que compõem o Comando Regional da Chapada e servir também de tropa de ressalva do comandante, para qualquer missão mais espinhosa. Estamos prontos para atender a demanda que venha do comando regional”, aponta.
A solenidade aconteceu na terça-feira (21), no auditório da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), campus 13, em Itaberaba, e foi conduzida pelo comandante Vitorino, representante do comandante geral da PM da Bahia, coronel Anselmo Alves Brandão. Presidindo o evento, estava o comandante de Policiamento da Chapada Diamantina, o tenente coronel Osival, que explicou como funcionará a atuação na região.
“O Comando de Policiamento da Região da Chapada Diamantina possui jurisdição na área de segurança pública da Chapada Diamantina e envolve as unidades dos Batalhões de Itaberaba, Irecê, além das Companhias Independentes de Seabra e Lençóis. Na verdade, a CIPT será a nossa tropa de reação, ou seja, é mais um reforço para a Chapada Diamantina, inclusive de efetivos e de viaturas”, informa Osival. O militar ainda lembra que a PM-BA conta atualmente com seis grandes comandos: Comando Regional Sul, Norte, Leste e Oeste e agora recentemente criados os comandos da Chapada e do Sudoeste.
“O comando da Chapada envolve cerca de 54 municípios e vai de Irecê até os municípios de Amargosa, Milagres e Baixa Grande. Como as outras Unidades Militares, a CIPT tem uma relação hierárquica de subordinação, ou seja, podemos dizer, a grosso modo, que a CIPT está subordinada ao comando da CPRCH, que estão subordinados ao comando de Operações Policiais Militares [COPPM], comandada pelo coronel Paulo de Tarso Alonso Uzeda que, por sua vez, está subordinado ao comando geral do coronel Anselmo Alves Brandão”, completa Cardoso.
A previsão do efetivo CIPT da Chapada Diamantina é de cerca de 90 homens, em um processo gradual de incorporação desses novos profissionais, segundo explica Osival Cardoso. “Até a formação desta turma, que está prevista para acontecer no final do ano que vem, a princípio, nós estamos iniciando em média com 30 homens e chegaremos ao nosso limite previsto com 90”. A sede da CPRCH deve funcionar nas instalações do Derba, em Itaberaba, a PM só aguarda a liberação do espaço para assumir definitivamente o local.
Mais informações
A cerimônia de assunção começou com a entonação do hino da Polícia Militar da Bahia, em seguida, foi lido o decreto de nomeação do major Carlos Augusto Ferreira Dias, de autoria do governador Rui Costa. Após a leitura do currículo do militar, foi anunciada a entrada da Bandeira do Brasil e sua assunção ao cargo.
Prestigiaram o evento, oficiais da PM de Itaberaba, Ipirá e Lençóis e diversas autoridades, a exemplo da coordenadora geral da 9ª Ciretran de Itaberaba, Normacy Mascarenhas Azevedo Souza; acompanhada do esposo, o vereador Samuel de Oliveira Souza; do representante do gerente do Banco do Brasil, Vinícius Santana; do contabilista, desportista e radialista, Edvando Cerqueira; além de Ademar Bispo de Souza, inspetor fazendário; e representantes da imprensa como Deninha Fernandes (Jornal da Chapada) e Aliomar Belas (Rádio Rosário FM).
Jornal da Chapada
Confira mais imagens da solenidade da PM em Itaberaba: