Nesta sexta-feira (4), o Governo do Estado, beneficia com água potável, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), 4.262 habitantes das comunidades rurais de Poço Redondo, Colodino e sede municipal do município de Novo Horizonte, na Chapada Diamantina, que há muito convivem com a escassez do líquido com qualidade. A SIHS, por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), implementa sistema integrado de abastecimento de água, com investimentos da ordem de R$ 3.755.943,55, oriundos do executivo estadual. A cerimônia contará com as presenças do governador Rui Costa e do secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento Cássio Peixoto.
Leia também:
Chapada: Governo entrega sistemas de abastecimento de água em Novo Horizonte
O sistema, conforme explica o secretário Cássio Peixoto, é composto de captação, por meio de dois poços tubulares perfurados, mais extensão da adutora em 5,3 km, um reservatório e 150 m3, que resultará na extensão total da rede em 21 km e 1.250 ligações domiciliares. Conforme destaca Peixoto, as obras somam-se as já realizadas em 28 municípios este ano, que resultaram em investimentos superiores a R$ 89 milhões e beneficiou 240 mil baianos.
“E não temos dúvida que todas estas ações estão aumentando a qualidade de vida dos que residem nestas comunidades, onde a água é um recurso valioso para a sobrevivência da população e o desenvolvimento local. Sem falar que a água de qualidade, a água tratada reflete diretamente na saúde dessas pessoas. E a SIHS, o Governo do Estado, tem se empenhado para mudar a realidade dos moradores dessas localidades rurais mais carentes, mais sofridas”, concluiu.