Não foi fácil resistir 18 anos lutando contra o atraso social da região da Chapada Diamantina. Embora em franco desenvolvimento, a Chapada segue estagnada e falta qualidade em diversas áreas, com municípios fazendo apenas o essencial para a população. Essa precariedade também perpassa pelo setor de comunicação, faltam estrutura e recursos humanos, falta qualidade, e faltam investimentos. O que, de fato, contribui ainda mais para o atraso socioeconômico da região.
Mesmo com todos esses entraves, o Jornal da Chapada conseguiu manter sua linha editorial e atrair novos investidores, mantendo uma equipe online para impulsionar o que já tinha dado certo com o impresso. Agora, de jornal impresso mensal, passou a online e diário. De 20 mil exemplares mensais para 10 mil page views diários.
Para os diretores do Jornal da Chapada, a nova fase da empresa mantém a linha editorial e transforma o modo de fazer jornalismo na região, com um portal de notícias conectado nas redes sociais e ampliando a interatividade e a participação de seus seguidores.
“Vamos manter a edição impressa para cadernos especiais, vamos reformular o projeto gráfico. Estamos reforçando a redação do online para produzir cada vez mais nossos textos e não apenas repassar informações das grandes agências de notícias. A intenção é crescer cada vez mais e buscar interações, mas isso não quer dizer que vamos deixar de lado as críticas e as opiniões, pelo contrário, estamos transferindo as colunas fixas para o nosso portal de notícias”, informa a editora-chefe do JC, Deninha Fernandes.
Já neste mês de setembro, os colunistas que contribuíam com o jornal impresso passarão a contribuir com o online, e as colunas seguem com os mesmos títulos. Conforme explica o editor de conteúdo, o jornalista Vitor Fernandes, a ideia é justamente manter os colaboradores e atrair novos articulistas para tratar de outros temas.
“Em setembro vamos fechar o quadro de colunistas e elaborar o cronograma para saber se manteremos semanalmente ou mensalmente. O importante é ter esses textos no site e ampliar o conteúdo crítico e de opinião, assim conseguimos variar ainda mais a linha editorial do jornal. O site oferece esse recurso de não ficar preso a uma região, tanto que o Jornal da Chapada já utiliza suas editorias fixas na internet para tratar de assuntos da Bahia, do Brasil e do mundo. Agora vamos ampliar ainda mais esse leque e dar mais opção aos nossos seguidores. Nas redes já estamos perto dos 20 mil inscritos, além dos mais de 290 assinantes”, aponta.
No setor de publicidade, o JC segue com a parceria com a Fábrica de Marketing, que auxilia na plataforma de banners e na captação de novas propostas e opções de divulgação. Os novos parceiros já fazem parte do quadro de publicações, seja por peças de campanhas ou textos de anúncios. O periódico quer ampliar a atuação neste setor e abriu novas propostas para veiculação para venda de imóveis, terrenos, automóveis, além de preços promocionais para sindicatos de trabalhadores rurais e organizações ligadas ao desenvolvimento do campo.
“Cada setor se desenvolve a sua maneira, e no Jornal da Chapada ainda temos muito para fazer na área de anúncios, principalmente por se tratar de um site e que temos variadas opções para criar campanhas e peças publicitárias. O mais comum é a veiculação de banners, mas também abrimos para os anúncios em textos, com galeria de imagens e cobertura de eventos sociais, políticos, e institucionais. Um passo de cada vez, e a certeza de continuar com o trabalho que já desenvolvemos há 18 anos”, completa o diretor financeiro José Carlos Leal. O Jornal da Chapada completou seu décimo oitavo aniversário nesta segunda-feira, dia 7 de setembro.
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