A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi) começou a inscrever para o edital Novembro Negro 2015. O objetivo é apoiar até oito projetos com foco na valorização do mês da Consciência Negra, contando com recurso total estimado em R$ 300 mil. O prazo para envio das propostas termina no dia 2 de outubro, conforme calendário publicado na edição desta sexta-feira (11) do Diário Oficial do Estado, e disponível no site do órgão, onde também pode ser conferida a relação dos documentos necessários.
As categorias deste ano – Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento – são eixos da Década Internacional Afrodescendente (2015-2024), proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Os projetos podem ser propostos nos formatos de caminhada, sarau, festival, curso, apoio à comercialização e produção, oficina e seminário, entre outros.
As iniciativas devem ser executadas entre novembro, mês em que morreu, no 1695, Zumbi dos Palmares, mártir da luta contra a escravidão, e dezembro. Podem participar da seleção instituições baianas sem fins lucrativos, com atuação em sintonia com as regras do edital, acumulando funcionamento mínimo de três anos.