Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Brigada composta por assentados ajuda a controlar incêndio na região de Mucugê

foto
No assentamento há um posto da Brigada PrevFogo formada por 30 profissionais | FOTO: Reprodução/Incra |

A brigada de incêndio do Assentamento Rosely Nunes, na Bahia, atuou no último final de semana para auxiliar e debelar uma queimada no Parque Nacional da Chapada Diamantina. A ação dos brigadistas começou no sábado (12) e o fogo foi controlado no domingo (13). Na segunda-feira (14) aconteceu o monitoramento da extensão do incêndio. A área de reforma agrária do Rosely Nunes, situada no município de Itaetê, onde residem 156 famílias, integra uma parceria entre o Incra e o Programa PrevFogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), desde 2013.

Leia também:
Chapada Diamantina teve mais de 9 mil hectares consumidos pelo fogo, diz ICMBio
Aeronave será enviada nesta quarta para reforçar combate aos incêndios na Chapada Diamantina
Fogo continua na Chapada Diamantina e brigadistas querem ajuda de helicópteros em Andaraí

A iniciativa é para evitar e combater queimadas, principalmente entre os meses de junho e novembro, período mais propenso a focos de incêndios nos territórios da Chapada Diamantina, como a que aconteceu nesta ação entre os municípios de Andaraí e Mucugê. No assentamento há um posto da Brigada PrevFogo formada por 30 profissionais, em sua maioria assentados que foram selecionados e treinados para o combate a incêndios e para realizar ações preventivas na região. Eles atuam em dois esquadrões com 15 brigadistas cada.

De acordo com o chefe da brigada, Alex Lima, que é assentado, esse incêndio foi controlado às seis horas da manhã do domingo. “Além de nossa equipe, contamos com voluntários de Mucugê até conseguirmos o controle e extinção do incêndio”, conta. Com informações do Incra-BA.

Leia também:
Chapada: Prefeitura de Mucugê diz que auxiliou os brigadistas no combate ao fogo
Incêndios afetam áreas da Chapada Diamantina; região próxima ao Vale do Capão é atingida
Brigadistas contêm fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina e seguem monitoramento; entenda a situação

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas