Pensando no combate à venda de produtos que oferecem riscos e prevenir acidentes, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) apresentou, na tarde desta quarta-feira (7), o resultado da Operação Criança Segura, voltada para artigos infantis e no período que antecede o Dia das Crianças (12 de outubro). Realizada entre os dias 28 de setembro e o último dia 2, a ação fiscalizou cerca de 180 mil produtos, entre brinquedos e outros artigos infantis, com mais de mil apreendidos, na capital e no interior do estado.
Nos estabelecimentos onde foram encontradas irregularidades, houve recolhimento dos produtos, o local foi multado e recebeu um prazo para apresentação de defesa administrativa. Durante a operação, fiscais do Ibametro visitaram 170 estabelecimentos comerciais localizados em bairros, shoppings, além de supermercados. Entre os itens alvos da iniciativa, estão bicicletas, berços, mamadeiras, bicos de mamadeiras, chupetas e também brinquedos, que representaram 50% do volume fiscalizados – cerca de 90 mil.
Os resultados foram apresentados no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, durante evento da II Semana da Criança Segura, que acontece até esta sexta-feira (9), voltada para a prevenção de acidentes de consumo. De acordo com o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, o trabalho do instituto tem reduzido o número de irregularidades a cada ano da operação, mas os pais e responsáveis precisam se manter atentos aos itens de segurança e especificações dos produtos infantis.
“As pessoas devem estar atentas basicamente a três características básicas. A primeira dela é o selo do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia], que garante que aquele artigo passou por diversos testes em laboratório e está próprio para o consumo. Além de verificar a faixa etária na embalagem e o manual de instruções em língua portuguesa, esse último é item importante, necessário, e obrigatório, mesmo que o produto seja importado”.
O evento realizado na Alba foi aberto ao público e com entrada gratuita. Aproveitando a ocasião, a técnica de enfermagem Divânia Estrela levou o filho de 13 anos, Carlos Eduardo, para ouvir as informações e recomendações junto com ela. “Às vezes, nós, como pais, compramos um brinquedo porque nossos filhos pedem, mas que não são seguros. Por isso, eu quis vir e saber como escolher bem o que comprar. Trouxe meu filho para que ele entenda também que ao pedir um brinquedo que está fora desses padrões, não devemos comprar”.
Ibametro Móvel
A programação da Semana da Criança, organizada pela Rede de Consumo Seguro e Saúde- Bahia (RCSS-BA), ainda inclui atendimento à população com o Ibametro Móvel, que, nesta quarta, esteve em frente à Assembleia Legislativa, distribuindo informativos e orientando pais sobre os cuidados na compra de brinquedos e produtos infantis. Os consumidores também são orientados a registrar acidentes de consumo, ou seja, quando o produto estiver com algum defeito ou gerar algum tipo de dano à pessoa, no site do Ibametro