Ícone do site Jornal da Chapada

Rui se reúne com representantes de brigadistas e diz que momento é de crise; confira vídeo

foto5
O governador afirmou que o momento é de crise, por isso a prioridade é somar esforços para conter o fogo | FOTO: Manu Dias/GOVBA |

O governador Rui Costa (PT) publicou em sua página do Facebook parte de sua agenda da manhã desta terça-feira (17), em Lençóis, na Chapada Diamantina, onde esteve acompanhando de perto os trabalhos de combate ao incêndio que reúnem uma força-tarefa formada pelo Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e brigadistas voluntários. Rui recebeu, após sobrevoar as áreas atingidas pelo fogo, as mulheres que representavam a Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral). O vídeo da reunião de Rui com as mulheres dos brigadistas que atuam na região – são seis brigadas em ação – foi postado na rede social pelo governador.

Confira vídeo publicado por Rui Costa:

Leia também
Focos de incêndios seguem destruindo o Parque Nacional da Chapada Diamantina
Campanhas de universidades arrecadam doações para brigadistas que combatem o fogo na Chapada
Governo baiano alinha estratégias para combate aos incêndios na Chapada Diamantina
Brigadistas cobram prevenção contra incêndios na Chapada Diamantina; fogo segue destruindo a região

Rui afirmou que o momento é de crise, por isso a prioridade é somar esforços para conter o fogo. Ele determinou, durante o encontro, que o comando da ação inclua um representante de cada brigada na reunião diária de avaliação e planejamento, para dialogar, traçar estratégias únicas e garantir uma ação articulada entre todos para extinguir o fogo. Essa era uma das reivindicações dos brigadistas. “É necessário que essa intervenção seja articulada conjuntamente para o resultado ser melhor, mais rápido e mais eficiente”, recomendou.

Confira também vídeo de desabafo de um brigadista:

O governador se comprometeu, ainda, durante a reunião, que logo depois que o incêndio na Chapada for controlado, dará início à construção de um plano de prevenção e de combate ao incêndio na Chapada Diamantina. É importante, segundo Rui, que representantes de todos os segmentos da população da região – prefeitos, guias turísticos, empresários e brigadistas, dentre outros – participem da construção desse plano.

 

Leia também:
Frente fria pode fazer chover na Chapada Diamantina nos próximos dias
Está parecendo uma ‘Torre de Babel’, diz presidente da Cifa sobre combates aos incêndios na Chapada
ICMBio combate cinco focos de incêndios simultâneos no Parque Nacional da Chapada Diamantina
Fotos e vídeos: Visita de campo revela estragos dos incêndios na Chapada Diamantina; confira aqui

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas