Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na Chapada: Rescaldo segue no Vale do Capão; ICMBio diz que 3,78% do Parque foi afetado

foto5
Estima-se que a área queimada dentro e fora do Parque chega a mais de 37 mil hectares | FOTO: Divulgação/ACV-VC/Youtube |

Os focos de incêndios que consomem a fauna e flora da Chapada Diamantina ainda não foram debelados. Em algumas áreas a situação está mais críticas, como a do Morro Branco, no Vale do Capão (Palmeiras). O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) divulgou um mapa das áreas queimadas, dentro e fora do PNCD, no período de 1º a 18 de novembro.

Morro Branco
Segundo a Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), o Vale amanheceu neste domingo (22) mais uma vez coberto de fumaça. O incêndio no Morro Branco que se desloca em direção ao leste, rumo ao rio Capivara, também avançou para o oeste, no sentido do povoado do Bomba. “Este continua sendo o incêndio mais complexo, com maior ritmo de crescimento e grande integridade ambiental, motivos pelos quais está recebendo os maiores esforços de combate”, afirma em nota o ICMBio.

Leia também:
Fogo na Chapada: Incêndios ainda não foram controlados em Mucugê; suspeito é detido na região
Fogo na Chapada: Bombeiros de Brasília chegam à região para auxiliar nos combates
Matéria da TV Aratu mostra a madrugada de combate a incêndio na Chapada Diamantina; confira vídeo
Fogo não está controlado; brigadistas combatem chamas dentro e fora do Parque Nacional da Chapada Diamantina

Neste momento, a brigada voluntária da ACV-VC está realizando o trabalho de rescaldo na subida do Araújo (Morro Branco). Em nota, a associação informa que a linha de fogo segue sentido Rio Ancorado, consumindo grande parte da zona intangível (norte) do Parque Nacional. “Ontem [sábado, 21] no final da noite confirmamos as ações do dia de hoje com os bombeiros e ICMBio para os trâmites de aeronave [mobilização e desmobilização das equipes] para que tudo aconteça na parte da manhã para termos um resultado melhor que o de ontem”, explica a ACV-VC.

Combate na região de Mucugê é intensificado para não chegar ao Parque Nacional da Chapada Diamantina | FOTO: Maurício Bianco |

Conceição dos Gatos
O foco de incêndio na porção norte do Parque rumou em direção ao povoado de Conceição dos Gatos e Serra da Bacia, desde o dia 20. Segundo o ICMBio, a frente de Conceição dos Gatos teve seu combate mais avançado e a frente na Serra da Bacia continua a ser combatida.

Mucugê
As brigadas também continuam trabalhando no incêndio em Mucugê, com o surgimento de uma pequena frente rumo a oeste que está sendo combatida. Confira aqui mais informações sobre o foco de Mucugê.

Mapa disponibilizado pelo IMCBio aponta área queimada dentro e fora do Parque | FOTO: Reprodução/ICMBio |

Áreas destruídas
O Governo do Estado da Bahia informou que os incêndios na região da Chapada Diamantina consumiram a área compreendida entre os municípios de Jacobina e Rio de Contas, que totalizam 30 mil hectares. Já a área queimada dentro do Parque Nacional até o dia 18 de novembro foi contabilizada pelo ICMBio em 5.750 hectares, o que equivale a 3,78% da área do Parque.

O ICMBio informa aos turistas que a visitação no Parque Nacional como um todo não está interrompida. Apenas as trilhas Pai Inácio-Águas Claras, Pai Inácio-Barro Branco e Conceição dos Gatos-Águas Claras estão em áreas de incêndios.

Confira o vídeo com imagens aéreas feitas entre os dias 17 e 20, pela Bahia Drones, no distrito de Palmeiras: Vale do Capão, Morro Branco, Mixila, Rasão, nascente e vale da Cachoeira da Laje, nascente e vale do Rio Capivara e Capivari, nascente do Rio Batista e Serra da Larguinha.

Jornal da Chapada

Leia também:
Situação dos incêndios florestais na Chapada Diamantina será apurada pelos Ministérios Públicos
Secretário diz que incêndio na Chapada atinge 15 mil hectares: ‘Talvez não se possa superar’
Campanhas de universidades arrecadam doações para brigadistas que combatem o fogo na Chapada
Massa de ar quente volta a ganhar força e diminui a nebulosidade e chance de chuvas na Chapada
Fogo na Chapada: Aeronave da FAB lança 48 mil litros de água em Mucugê e Morro Branco

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas