Cantora e atriz usam as redes sociais e alertam sobre incêndios na Chapada Diamantina

Postado em nov 23 2015 - 7:10pm por Jornal da Chapada
foto5

A cantora Maria Gadú e a atriz e modelo Thalia Ayala | FOTO: Montagem do JC |

Primeiro foi a atriz e modelo Thaila Ayala que fez uma publicação alertando para os incêndios que consomem a vegetação na Chapada Diamantina. Depois foi a cantora Maria Gadú que também postou uma foto com a situação que se arrasta há quase um mês. A cantora postou uma foto da região e fez um apelo para seu seguidores. “Esse lugar lindo ai da foto é a Chapada Diamantina. Há aproximadamente 20 dias está acontecendo uma tragédia nesse paraíso. Um incêndio jamais visto, já devastou o equivalente a 30 mil campos de futebol. Você sabia?? Como podemos ajudar??”, questionou Gadú.

Já a atriz Ayala lembrou dos brigadistas voluntários, que atuam nos combates aos focos juntos com corpo de bombeiros, e agentes da Força Aérea Brasileira (FAB). “Os brigadistas trabalham de forma voluntária, portanto, qualquer ajuda é bem-vinda. Não podemos ficar sem nosso parque”, aponta. Na manhã da segunda-feira (23), um novo foco de incêndio foi identificado na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Marimbus, dentro da fazenda Santa Helena, região de Iraquara. Segundo o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, há indícios de que o incêndio na região também seja criminoso. Ele foi rapidamente combatido e ainda durante a tarde desta segunda, as chamas foram controladas e passam por um monitoramento e o início da etapa de rescaldo.

Leia também:
Mesmo com incêndios, visitação ao Parque Nacional da Chapada Diamantina não está interrompida
Chapada: Brigadistas intensificam ação de rescaldo no Capão; linha de fogo preocupa e ameaça nascentes
Chuva fraca e isolada pode amenizar situação de incêndios na Chapada Diamantina
Incêndios na Chapada Diamantina podem ter sido provocados de forma criminosa

foo5

O incêndio na região de Barro Branco, no município de Lençóis, é um dos mais críticos | FOTO: Mateus Pereira/GOVBA |

Situação atual
No domingo (22), os bombeiros e brigadistas conseguiram controlar o fogo no município de Mucugê que chegou a ocupar uma extensão estimada de 30 km seguidos, segundo disse a secretária do Meio Ambiente de Mucugê, Meirilan Aline Santos Machado, ao site Correio 24h. No sábado, uma pessoa foi presa em flagrante no município atuando fogo propositalmente. Fora do Parque Nacional Chapada Diamantina, nos municípios de Jacobina e Pindobaçu, os focos de incêndio foram controlados no último sábado (21), após uma chuva na região que auxiliou o trabalho dos combatentes.

Para Spengler, o incêndio na região de Barro Branco, no município de Lençóis, é o mais crítico. “Porque o terreno é alto, formada por muitos cânions e com fendas profundas nas próprias rochas. Tem áreas que são praticamente impossíveis de se chegar, principalmente com fogo”, explica o secretário ao Correio 24h. Ainda de acordo com Spengler, há casos dos jatos de água sequer atingirem essas fendas onde estão localizados alguns focos de fogo. O incêndio na região de Barro Branco também é bem intenso e localizado em área de difícil acesso, mas está sendo monitorado e já há um pouco de rescaldo na região.

Ainda de acordo com o secretário, está sendo feito um monitoramento permanente ao longo da BR-242 porque vários focos de fogo estão surgindo na região, principalmente no final da tarde e início de noite. Esses focos têm monitoramento frequente da Polícia Ambiental e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além dos próprios brigadistas, e são “possivelmente criminosos”. Quando esses focos são identificados na região, equipes são enviadas ao local e os focos são rapidamente debelados. Jornal da Chapada com informações do Correio 24h.

Publicação de Thaila Ayala

Aí meu coração ???. ・・・ A região da Chapada Diamantina, na Bahia, sofre há mais ou menos 30 dias com focos de incêndio, que estão amaeçando áreas do Parque Nacional. Os brigadistas trabalham de forma voluntária, portanto, qualquer ajuda é bem-vinda. Não podemos ficar sem nosso parque! ? Foto: Açony Santos @acony ❗️? Para saber como ajudar, acompanhe o instagram @nachapadadiamantina ⠀ #sosparquesnacionais #soschapadadiamantina #chapadadiamantina #parquesnacionais #nationalparks #turismosustentavel #climateaction #turismoresponsavel #cimatechange #natureza #viajarverde #sustainability #viajeroresponsable #responsibletraveller #viajanteresponsavel #responsibletraveller #unwto #cop21 #sustentabilidade #aquecimentoglobal

Uma foto publicada por @thailaayala em

Publicação de Maria Gandú:

Leia também:
Vídeos: Aeronave da FAB já lançou 252 mil litros de água para combater incêndios na Chapada Diamantina
Vale do Capão: Chamas seguem controladas e brigadistas revezam combate em diferentes áreas
Fogo na Chapada: Moradora do Vale do Capão afirma que fogo não está controlado
Fogo na Chapada: Bombeiros de Brasília chegam à região para auxiliar nos combate
Fogo na Chapada: Incêndios são controlados na região de Mucugê e brigadistas fazem monitoramento

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

1 Comentário Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.