Chuva fraca e isolada pode amenizar situação de incêndios na Chapada Diamantina

Postado em nov 23 2015 - 6:45pm por Jornal da Chapada
chuva

Pode chover ainda em toda faixa do centro-sul e oeste do Estado | FOTO: Reprodução |

Para os próximos dias, a previsão é de que ainda ocorram chuvas significativas em grande parte da Bahia. Tal condição se deve a passagem de uma frente fria que, mesmo se deslocando para o Oceano Atlântico, contribuirá para manter o céu encoberto e chuvoso em toda faixa centro-sul e oeste do Estado. Esse sistema meteorológico, somado as altas temperaturas e a umidade vinda da Região Amazônica, poderá intensificar essas chuvas, principalmente no Oeste e São Francisco, onde estas poderão vir acompanhadas de trovoadas. Para o Recôncavo baiano (incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana) e Chapada Diamantina, onde essa massa de ar atua com menor intensidade, não se descarta a possibilidade de ocorrência de eventos isolados de chuvas fracas. Para os próximos dois dias, a região da Chapada Diamantina, por exemplo, que registrar diferentes focos de incêndios pode ter chuvas fracas para amenizar a situação.

Com isso, recomenda-se evitar atividades em áreas abertas (a exemplo das práticas agrícolas em campo), bem como, se proteger embaixo de árvores, evitando, assim, acidentes graves com descargas elétricas. Essa mesma condição de tempo chuvoso é válida para as regiões Sul e Sudoeste, porém, as chuvas esperadas deverão ser com menor intensidade. Para o restante do Estado, o sistema que continua predominando é a massa de ar quente e seco, o que mantém a nebulosidade e as chances de ocorrer chuvas reduzidas. Essa situação é mais evidente no Norte e Nordeste, onde o predomínio será de céu ensolarado na maior parte do período.

Leia também:
Incêndios na Chapada Diamantina podem ter sido provocados de forma criminosa
Vídeos: Aeronave da FAB já lançou 252 mil litros de água para combater incêndios na Chapada Diamantina
Fogo na Chapada: Incêndios são controlados na região de Mucugê e brigadistas fazem monitoramento
ICMBio aponta avanços nos combates aos incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina

Mesmo com a previsão de chuvas para grande parte do Estado, as temperaturas se manterão elevadas em praticamente todas as regiões, a exemplo do Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste, onde são esperados os maiores índices, com máximas variando entre 36°C e 39°C. Ainda assim, temperaturas mais amenas também estão previstas para os próximos dias, principalmente nas áreas serranas das regiões Sudoeste e Chapada Diamantina, onde as mínimas poderão chegar aos 17°C. Já na capital baiana, as temperaturas deverão variar entre mínimas de 24°C e máximas de 33°C.

A primavera é a estação de transição entre as estações de inverno e do verão, ou seja, nas primeiras semanas as temperaturas são mais amenas e com tempo seco (típica do inverno) e da metade para o final da estação essas temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas (típica de verão). Também é nessa estação que há maior incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s).

Esse aumento pode ser visto na previsão para os dias 24/11 (terça-feira) e 25/11 (quarta-feira), quando os IUV’s deverão variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, como: usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves. Jornal da Chapada com informações do Inema.

Leia também:
Fogo na Chapada: Incêndios ameaçam fonte de água e morador faz apelo por obra inacabada
Vale do Capão: Chamas seguem controladas e brigadistas revezam combate em diferentes áreas
Fogo na Chapada: Moradora do Vale do Capão afirma que fogo não está controlado
Fogo na Chapada: Bombeiros de Brasília chegam à região para auxiliar nos combate
Matéria da TV Aratu mostra a madrugada de combate a incêndio na Chapada Diamantina; confira vídeo

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

6 Comentários Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.