Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na Chapada: Focos de incêndio reaparecem em Mucugê e brigadistas voltam ao combate

foto5
Incêndio afeta a região da cachoeira do Cardoso, um dos pontos turísticos de Mucugê | FOTO: Divulgação/Diana Gomes |

Depois de estar quase no final da fase do monitoramento de 72 horas para dar o fogo finalmente como extinto, dois focos de incêndio reapareceram no final da manhã desta quarta-feira (25) em Mucugê. Uma fumaça foi vista na região da cachoeira do Cardoso, onde o fogo havia sido controlado no domingo passado. Uma equipe com cinco brigadistas do Prevfogo ainda fazia o monitoramento da área neste local e deu início ao combate rapidamente.

As informações que chegaram ao Sistema de Comando Integrado (SCI/Mucugê) são de que o incêndio do Cardoso já está controlado. Uma nova equipe com outros cinco brigadistas do Prevfogo já se deslocou para a área para fazer a troca de turno com a equipe que fazia o monitoramento até então. A área continuará em observação pelos brigadistas.

Leia também:
Fogo na Chapada: Apesar da chuva, novo foco de incêndio é registrado no Vale do Capão
Incêndios na Chapada Diamantina emitem mais de 250 mil toneladas de gases de efeito estufa
ICMBio aponta avanços nos combates aos incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina
Chapada: Chuva cai no Vale do Capão e anima combatentes; dia foi de trabalho intenso

Confira fotos de Diana Gomes do foco de incêndio na região da cachoeira do Cardoso:

Relatos de quem passava de carro no final da manhã na BA-142 dão conta de um outro foco de incêndio na região da cachoeira das Três Barras. Este ainda não está confirmado e também não tem brigadistas na área. O SCI solicitou um sobrevoo para avaliar a situação e confirmar a existência do foco. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que já não está mais com suas aeronaves na região, mas que o helicóptero do corpo de bombeiros faria o sobrevoo para avaliar a área.

Ainda não se sabe se o retorno dos focos foi provocado por uma reignição ou trata-se novamente de uma ação humana criminosa. As chuvas que caíram nos últimos dias em algumas cidades da Chapada Diamantina, como Ibicoara, Cascavel, Barra da Estiva, Vale do Capão e Lençóis, não chegaram ao município de Mucugê.

A quarta-feira amanheceu com o céu limpo na cidade e no meio da manhã houve até a chegada de nuvens, mas que apenas deixaram o clima ainda mais quente e abafado. Neste momento a temperatura é de 31 graus. As informações são da SCI/Mucugê com redação de Diana Gomes.

Leia também:
Mesmo com incêndios, visitação ao Parque Nacional da Chapada Diamantina não está interrompida
Chapada: Brigadistas intensificam ação de rescaldo no Capão; linha de fogo preocupa e ameaça nascentes
Incêndios na Chapada Diamantina podem ter sido provocados de forma criminosa

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas