Ícone do site Jornal da Chapada

ICMBio aponta avanços nos combates aos incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina

foto5
Brigadistas da BRAL combatendo a frente de incêndio que segue em direção ao Barro Branco | FOTO: Divulgação/Marcela de Marins |

Em nota emitida na noite desta terça-feira (24), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apontou avanços nos combates aos incêndios florestais que assolam o Parque Nacional da Chapada Diamantina. E as informações são animadoras. Após quase um mês de intenso trabalho alguns focos já foram controlados e outros considerados extintos. Entretanto, “o incêndio localizado na área norte do parque, nos municípios de Lençóis e Palmeiras, continua com uma frente em direção ao Barro Branco. O combate nesta região vem sendo realizado pela Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL)”, conforme publicou o ICMBio.

Fogo de turfa do incêndio do Morro Branco. As chamas não são visíveis pois se concentram abaixo da superfície | FOTO: Divulgação/Marcela de Marins |

Já os focos de incêndios de Mucugê foram considerados extintos após diversos dias de combates das brigadas do ICMBio, Marchas e Combates, Cifa, Raízzes e a Rosely Nunes/Prevfogo/Ibama. “O incêndio do Morro Branco [Vale do Capão] encontra-se controlado, ou seja, existe, mas está contido a uma área por brigadistas voluntários do Vale do Capão”. As brigadas do ICMBio, Ibama e Corpo de Bombeiros também atuam no local. De acordo com o ICMBio, o fogo de turfa no Morro Branco não é visível, pois se concentra abaixo da superfície.

Ainda conforme o instituto, diversas linhas de fogo foram extintas e os esforços de combate se concentram na área norte, na região conhecida como ‘Sela’ e na área sul, na Serra da Moitinha. “A equipe do Parque Nacional agradece os esforços de todas as brigadas voluntárias, instituições e pessoas que vêm participando direta ou indiretamente dos combates aos incêndios”.

Jornal da Chapada

Confira imagens de Dimitri Argolo Cerqueira do combate na região do Barro Branco, em Lençóis:

1 / 8

Leia também:
Chapada: Chuva cai no Vale do Capão e anima combatentes; dia foi de trabalho intenso
Mesmo com incêndios, visitação ao Parque Nacional da Chapada Diamantina não está interrompida
Chapada: Brigadistas intensificam ação de rescaldo no Capão; linha de fogo preocupa e ameaça nascentes
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 240 focos de incêndio na Bahia
Chuva fraca e isolada pode amenizar situação de incêndios na Chapada Diamantina
Incêndios na Chapada Diamantina podem ter sido provocados de forma criminosa

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas