Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na Chapada: Chuva volta a cair na região e trabalho de rescaldo deve ser intenso no Vale do Capão

foto5
Brigadistas atuam no Vale do Capão, em Palmeiras, mesmo após chuvas. Eles seguem com monitoramento | FOTO: Divulgação/ACV-VC |

A noite da quarta-feira (25) foi de alívio com a chuva que caiu na região da Chapada Diamantina. Foram registradas chuvas em municípios como Seabra, Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Ibicoara, Mucugê, Barra da Estiva, Iraquara, Piatã e Abaíra. Mesmo assim, o trabalho de rescaldo deve continuar para evitar que durante o dia, com a volta do sol e com a temperatura alta, os focos reapareçam ou ganhem força. É o caso da região do Vale do Capão, em Palmeiras, que registrou chuva nesta madrugada, mas segue com atuação de monitoramento.

“As equipes que subiram ontem [quarta, 25] para o foco do Sobradinho desceram por volta das 20h, quando não era mais possível ficar na serra por razão da grande quantidade de raios que estavam caindo”, aponta boletim da Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC). A associação procurou o Jornal da Chapada na noite da quarta (25) para informar sobre a chuva e sobre novos focos, inclusive um ameaçava afetar a nascente do Riachinho. Confira aqui.

Leia também:
Fotos: Fogo na Chapada Diamantina deixa rastro de destruição; brigadistas seguem combatendo
Vídeo: Novo incêndio na região do Vale do Capão avança e já ameaça nascente do Riachinho
Massa de ar quente continua influenciando o clima na Chapada, mas chuvas não são descartadas
Fogo na Chapada: Focos de incêndio reaparecem em Mucugê e brigadistas voltam ao combate

Céu fechado na região de Mucugê, na Chapada Diamantina | FOTO: Iara Fonseca/Facebook |

“Logo após o retorno das equipes [na noite de quarta], a chuva veio forte e conseguiu acalmar o fogo. Porém hoje [quinta], mesmo após a chuva, ainda temos focos de fumaça no Sobradinho e Boqueirão”, afirma a ACV-VC. A associação segue mobilizando as equipes para a ação de rescaldo imediata a fim de impedir que o fogo volte quando o sol esquenta durante o dia. “Ontem [quarta] também tivemos um foco de incêndio na Doce Mel, causado por um raio. Felizmente os brigadistas e vizinhança se mobilizaram rapidamente e o foco foi controlado com agilidade”, informa a associação.

Focos e previsão de chuva
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), os focos de incêndio ainda estão nas localidades de Morro Branco, Barro Branco e Serra do Sobradinho. Nas regiões de Folha Larga e do Vale do Capão, o fogo é considerado controlado e segue em monitoramento. A previsão é de que ao menos 30 mil hectares tenham sido atingidos na região com o incêndio. Existe ainda a previsão de chuvas fracas na região da Chapada Diamantina.

Jornal da Chapada

Confira vídeo publicado pelo internauta Açony Santos da chuva na Chapada Diamantina:

Leia também:
Fogo na Chapada: Apesar da chuva, novo foco de incêndio é registrado no Vale do Capão
Incêndios na Chapada Diamantina emitem mais de 250 mil toneladas de gases de efeito estufa
ICMBio aponta avanços nos combates aos incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina
Chapada: Chuva cai no Vale do Capão e anima combatentes; dia foi de trabalho intenso

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas