Integração de políticas transversais visando o desenvolvimento da economia solidária e agricultura familiar. Esse é o principal objetivo dos termos de cooperação técnica assinados nesta terça-feira (1º), em solenidade na 6ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, entre as secretarias estaduais de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Desenvolvimento Rural (SDR), da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Políticas para as Mulheres (SPM).
O primeiro termo de colaboração técnica visa execução de atividades e intercâmbio, além da criação de uma agenda comum para promoção de ações e sistematização conhecimento de saberes visando à ampliação do conhecimento de servidores, técnicos e monitores que atuam nas áreas de políticas relacionadas à Economia Solidária e agricultura familiar. Outro termo voltado para o fomento e apoio a empreendimentos e redes de economia solidária e agricultura familiar e um terceiro a capacitação de mulheres que trabalham na agricultura familiar.
Secretario Álvaro Gomes lembrou que a Setre já vem desenvolvendo um trabalho importante de apoio à Economia Solidária através da implantação dos Centros Públicos que oferecem assistência técnica aos empreendimentos e também por meio do Programa de Microcrédito (CrediBahia) que este já emprestou R$ 60 milhões para pequenos empreendedores. “Apesar do momento difícil estamos em desenvolvimento e conquistamos muitos avanços sociais. A situação econômica atinge as questões políticas, mas a economia solidária pode ser uma saída para enfrentarmos todos esses problemas”, sinalizou o secretário.