O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), contará com o apoio da oposição no Conselho de Ética. De acordo com o jornal O Globo, a decisão teve a participação do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). “O nosso foco é Dilma. O nosso foco não é Eduardo Cunha”, teria dito Neto, segundo declarou um aliado do presidente da Casa ao jornal carioca.
A decisão atingiria diretamente o deputado federal Paulo Azi (DEM), aliado de primeira hora do prefeito de Salvador, que já havia declarado voto contra Cunha. A oposição teria definido, ainda, que ficarão em silêncio sobre a situação do presidente da Câmara, apesar de o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, ter garantido que a posição dos tucanos não mudará no Conselho de Ética. Agora, o grupo tenta pressionar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), a manter o Congresso em funcionamento para acelerar o processo contra Dilma.
O prefeito ACM Neto, no entanto, negou nesta sexta-feira (4) que tenha afirmado a dirigentes partidários que o “foco da oposição era a presidente Dilma Rousseff, e não o deputado Eduardo Cunha (presidente da Câmara).
“O próprio colunista do jornal O Globo (Ilimar Franco), que divulgou a notícia, já publicou o desmentido em seu blog. O que defendo é que o Conselho de Ética dê continuidade ao processo contra o presidente da Câmara e essa questão não pode ter nenhuma relação com o processo de impeachment, que caberá aos deputados e senadores deliberarem”, disse o prefeito.
Neto disse ainda que, como administrador da terceira maior cidade do pais, torce para o Brasil superar o mais rápido possível a crise político-institucional e retomar o crescimento de sua economia. Texto atualizado às 12h55.