Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na Chapada: Chamas no Vale do Capão já ameaçam nascente do Riachinho e gerais da Fumaça

foto5
Fogo atinge a Serra do Sobradinho e segue em direção à nascente do Riachinho | FOTO: Reprodução/ACV-VC |

O novo foco de incêndio identificado no Vale do Capão, distrito do município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, já ameaça a nascente do Riachinho. Em comunicado nesta sexta-feira (4), a Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) informa que continua formando equipe para atuar no combate ao fogo que começou na área da Serra do Sobradinho.

“Formamos uma brigada para ir para o Boqueirão [nascente do riachinho]. A nascente do Riachinho e os gerais da Fumaça correm muito perigo, tem uma linha grande de fogo”, aponta a direção da associação. Ainda de acordo com a ACV-VC, a comunicação por telefone segue indisponível. “O telefone está mudo, só é possível contato pela internet, ou comparecendo na sede”.

Leia também
Não há motivos para cancelar viagem à Chapada Diamantina, informa associação
Mesmo com incêndios, visitação ao Parque Nacional da Chapada Diamantina não está interrompida
Vale do Capão tem trilhas para cachoeiras e histórias da Chapada Diamantina

Fogo debelado em Andaraí
O Jornal da Chapada foi informado que o foco que atingia a região de Andaraí, em uma área conhecida como “Mamoneira”, foi debelado. O dado foi transmitido pelo presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira. Entretanto, o brigadista informa que a situação é complicada e que o clima tem piorado a situação.

“O sol está muito quente esses dias e não estamos livres de novas ocorrências. Mas não há nada de novo ou em articulação por parte dos governos para com as brigadas. Há trinta anos é assim, só fazem algo quando o bicho está pegando, depois desaparecem. Quem pode explicar essa a equação: aumenta as verbas, cresce o número de técnicos e de recursos aerodinâmicos, mas os incêndios na Chapada Diamantina continuam”, declara Vieira.

Jornal da Chapada

Confira imagens publicadas pela ACV-VC

Leia também:
Fogo na Chapada: Vale do Capão registra novo foco de incêndio na região do Sobradinho
Fogo na Chapada: Novo incêndio é relatado por brigadista em Andaraí: “Não fomos alertados”

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas