A primeira parcela no valor de R$ 5 milhões para o Programa de Fortalecimento dos Assentamentos de Reforma Agrária e Comunidades Rurais na Bahia foi empenhada, na manhã desta quinta-feira (10), pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Com isso, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) poderá iniciar os procedimentos para implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água em 39 assentamentos no estado.
No total, os recursos da ordem de R$ 32 milhões irão beneficiar mais de quatro mil famílias baianas, conforme convênio assinado entre o Incra e o Governo da Bahia na semana passada. “Trata-se de um projeto inovador na medida em que vai levar água para os assentamentos, implantando uma infraestrutura hídrica capaz de atender às famílias assentadas e [estimular] o desenvolvimento regional”, comemora o titular da SIHS, Cássio Peixoto.
Segundo ele, o objetivo do governo estadual é implantar sistemas simplificados e viabilizar que a gestão de cada um deles seja local, com as chamadas ‘Centrais de Abastecimento’. Essas unidades funcionarão como uma espécie de federação, na qual as comunidades estarão inseridas e os assentados terão a obrigação de cobrar a tarifa com preço razoável. O secretário reafirma que vai cumprir com a determinação do governador Rui Costa quanto à “universalização da água como prioridade e condição cada vez mais imperativa em sua gestão”.