Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Combate em Ibicoara contou com a participação dos governos e de voluntários; Secretaria aponta avanços

foto5
Imagens apontam para a ação das brigadas que vieram do Ibama e ICMBio para atuarem nos combates em Ibicoara | FOTO: Divulgação/PMI |

O incêndio florestal provocado por ação de um pequeno agricultor no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, foi controlado no último final de semana e contou com o apoio dos governos federal, estadual e municipal. A informação foi confirmada ao Jornal da Chapada pela secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Tatiana Portela, nesta terça-feira (29). De acordo com texto enviado pela titular da pasta, o fogo atingiu Ibicoara, no último sábado (26), por causa de queimada realizada por um agricultor na localidade de Bocaína.

As chamas se espalharam rapidamente, atingindo a Cordilheira do Sincorá e ameaçando propriedades agrícolas e residências de localidades do entorno. Com o combate dos brigadistas e de todos os envolvidos, o fogo foi controlado no domingo (27). Segundo Portela, a ação de combate contou com a participação integrada da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ibicoara, Ibama, ICMBio (instituição gestora do Parque Nacional da Chapada Diamantina), Programa Bahia Sem Fogo/Sema, GBM (DF), GBM (BA), Brigada Tiro Quente (DF), Brigadas Prevfogo/Ibama do estado de Pernambuco (Serra Talhada e Petrolina).

Também atuaram no combate a Brigada ICMBio da Bahia e do Distrito Federal, Brigada Federal de Assentamento Rosely Nunes/Prevfogo/IIbama, Brigadas Voluntárias Bicho do Mato/Ibicoara, ACVIB/Ibicoara, Radical Chapada/Ibicoara e moradores das comunidades atingidas.

O fogo foi controlado no domingo em área do município de Ibicoara | FOTO: Divulgação/PMI |

Leia também:
Fernando Gabeira acompanha combate aos incêndios na Chapada; 55 mil hectares já foram destruídos

Brigadistas do Prevfogo/Ibama seguem atuando no combate ao fogo na Chapada Diamantina

Fogo em Rio de Contas segue em direção a Abaíra; Brigadista fala sobre mudança no combate

“A ação dos órgãos envolvidos aconteceu com muita sincronia e agilidade, de modo que ainda na tarde do dia 26 foi utilizado o recurso de lançamento de água pelos aviões Air Tractor do ICMBio e Governo do Estado [Bahia Sem Fogo/Sema], além da participação de 27 brigadistas das Brigadas Tiro Quente, Prevfogo de Pernambuco, ICMBio e de brigadistas voluntários do município de Ibicoara e membros da comunidade”, aponta trecho de texto enviado ao Jornal da Chapada.

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Ibicoara ainda informa que o trabalho do dia 27 teve a participação dos Air Tractor e de um helicóptero do Governo do Estado, do programa ‘Bahia Sem Fogo’, que utilizou o ‘Bambi Buckt’ na linha do fogo. A ação foi realizada em conjunto com os brigadistas em terra e conseguiu conter definitivamente as chamas com o controle do incêndio. “Seguimos com a extinção, monitoramento e vigilância da área queimada com o apoio dos bombeiros do Distrito Federal, que permanecem no município”, frisa a secretária Tatiana Portela.

Confira fotos da ação dos brigadistas em Ibicoara:

1 / 7

Leia também:
Segundo ICMBio, chamas já consumiram 23 mil hectares do Parque Nacional da Chapada Diamantina

Utilização de verbas nos combates aos incêndios na Chapada Diamantina é vistoriada por defensorias públicas

Fogo na Chapada: Kits para combater incêndios são ineficientes e de baixa qualidade, apontam voluntários

Criação de SCI
Para facilitar o diálogo nas operações de combate do município, foi criado o Sistema de Comando Integrado (SCI) entre as instituições envolvidas para otimizar a operação e facilitar a comunicação das estratégias definidas.

Conforme texto enviado ao Jornal da Chapada, todos os envolvidos na operação não mediram esforços mesmo com toda exaustão física e psicológica em que se encontravam. “[Eles] atenderam prontamente o pedido de socorro, provando que as operações de combate aos incêndios florestais tem evoluído muito na região da Chapada Diamantina com agilidade e eficiência nas ações”, completa Portela.

Confira vídeos dos combates em Ibicoara:
Vídeo 1

Vídeo 2

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas