Ícone do site Jornal da Chapada

Sem chuvas ainda haveria incêndios na Chapada Diamantina, afirma ambientalista

foto5
As chamas consumiram vegetação dentro e fora do Parque Nacional da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Cifa |

Com a desmobilização de toda a aparelhagem técnica e humana que combatia os focos de incêndios na Chapada Diamantina após a chegada das chuvas em toda a Bahia, o descrédito quanto à prevenção para esse tipo de desastre por parte dos governos continua. Isso pelo menos para ambientalistas como o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira.

Homero afirma que há mais de 27 anos apaga incêndios na Chapada Diamantina, fato que não é de seu interesse. “Gritamos que não queremos apagar fogo. Queremos que eles não ocorram. Mas nossos gritos se perdem pelos vales e não chegam, ou se chegam não são ouvidos pelos governos federal e estadual”, lamenta Vieira. “Graças a Deus que São Pedro sempre está do nosso lado quando um grande incêndio ocorre”, agradece.

O presidente da Cifa pede ações de prevenção contra o fogo na região | FOTO: Reprodução |

Leia também:
Chuva contribui para combate ao fogo na Chapada Diamantina

Chuvas são registradas em cidades da Chapada Diamantina e incêndios devem perder força

Mais brigadistas chegam à Chapada Diamantina para ampliar combate; chuvas são registradas nesta segunda

Incêndios são controlados e todas as trilhas do Parque Nacional da Chapada Diamantina estão liberadas

Para o presidente da Cifa é importante que a Defesa Civil fique na linha de frente de uma política nacional de prevenção contra o fogo. “O primeiro passo seria político, ou seja, nossos governos reconhecerem que em se tratando de incêndios florestais somos todos despreparados e assim estabelecer uma política nacional de prevenção e combate”, afirma Homero.

A esperança que se tem na Chapada Diamantina, principalmente entre aqueles que amam e cuidam da natureza, é que em 2016 novas atitudes para se precaver desses incêndios sejam tomadas.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas