A partir da próxima segunda-feira (25) o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da Polícia Civil, em conjunto com as polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal, Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Coordenação de Operações Especiais (COE/PC), irá iniciar operações para combater o tráfico por via aérea e terrestre, no período que antecede o Carnaval e durante a folia, em Salvador.
Serão duas operações, denominadas de “Céu Azul” e “Pista Limpa”, que irão impedir a entrada de drogas, armas e produtos contrabandeados no estado. Eles atuarão no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, nas rodovias BR-324, BR-116/Norte e BR-116/Sul, em Feira de Santana, no pedágio de Simões Filho e por meio do Terminal Marítimo de São Joaquim (ferry boat).
De acordo com o diretor do Draco, delegado Jorge Figueiredo, as operações de busca serão realizadas entre até o dia 29 de janeiro, antes do Carnaval, e durante a festa, entre os dias 1º e 9 de fevereiro. “Vamos utilizar recursos de ponta e o conhecimento técnico dos profissionais de cada instituição para cobrir todas as frentes e identificar as estratégias dos criminosos para transportar mercadoria ilícita”, salientou.
Ainda segundo Figueiredo, o DPT vai disponibilizar o aparato tecnológico para que os testes de constatação de drogas e os respectivos laudos sejam confeccionados no local. “Também utilizaremos cães farejadores dos canis da Receita, da COE e da PRF para identificar drogas escondidas em bagagens ou veículos”. No caso do Aeroporto de Salvador, os procedimentos de flagrante serão formalizados nos postos das polícias Civil e Federal, que funcionam em suas dependências.