Um dos assaltantes de banco mais procurados pela polícia baiana foi preso, na madrugada desta sexta-feira (29), em Feira de Santana, e apresentado à imprensa, em Salvador, pelo Departamento de Combate e Repressão ao Crime Organizado (Draco). Trata-se de Rogério de Jesus Santiago, o Rogerinho, o Seis de Ouros do Baralho do Crime, da Secretaria da Segurança Pública (SSP), cuja foto também integra o aplicativo Sipp (Sistema de Informação para Proteção à Pessoa), da Polícia Civil.
Com quase uma dezena de mandados de prisão preventiva em aberto, a maioria por assaltos a agências bancárias e casas lotéricas nas cidades de Vitória da Conquista, Una e Ilhéus, Rogerinho estava com um carro roubado quando foi localizado pelas equipes da Coordenação de Combate a Crimes Contra Instituições Financeiras e Antisequestro, do Draco, que foram até Feira para cumpri-los.
Líder de uma quadrilha que se especializou em assaltar bancos na modalidade novo cangaço, ele e seus comparsas são responsáveis pelas explosões de dois terminais de autoatendimento (TAA), no ano passado, em uma marina, na Ilha de Itaparica. Na ocasião, a quadrilha chegou a trocar tiros com policiais que chegavam ao local, mas conseguiu fugir se utilizando de uma lancha. Um dos criminosos morreu no confronto.
Com a prisão de Rogerinho, o delegado Maurício Moradillo, responsável por esta coordenação do Draco, espera elucidar outros assaltos a bancos e a casas lotéricas, além de explosões de terminais, cuja forma de atuação sugere que teriam sido praticados pela quadrilha dele. Rogerinho será encaminhado ao Sistema Prisional.