Sessenta pássaros foram libertados na última quarta-feira (24) em uma ação da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e Guarda Municipal de Jacobina (GMJ) nos distritos do Junco e Novo Paraíso. De acordo com a apuração do site Jacobina Notícias, a GMJ afirmou que a maioria dos pássaros estava exposta do lado de fora das residências, em gaiolas que foram apreendidas. Alguns deles, inclusive, seriam comercializados nos distritos. Mesmo com as campanhas e avisos sobre a ilegalidade na criação de animais silvestres sem a devida permissão, muitos moradores da região ainda persistem na prática.
Foram necessários dois carros para transportar as gaiolas apreendidas. Todas foram inutilizadas e serão incineradas nesta quinta-feira (25) por servidores da SMA. Os pássaros foram libertados longe do local da apreensão, na região de um vale, na BR-324, perto da cidade de Jacobina. Os proprietários das gaiolas foram notificados. Eles podem ser presos ou responder judicialmente se reincidirem.
A Lei de Crimes Ambientais, em seu artigo 29, especifica que “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida” é crime e a pena é de detenção de seis meses a um ano, além de multa.