Dando seguimento ao programa de melhoria das condições de saneamento básico no meio rural do estado, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) conheceu os procedimentos para a implantação de uma estação de tratamento compacta de esgoto na localidade de Itaipepú, localizada no município de Jacobina, na Chapada Norte. Como se trata de uma unidade modular, o equipamento permite as ampliações necessárias ao acompanhamento do aumento da população local sem a interrupção do seu funcionamento, ocupando áreas menores do que as ETE´s convencionais com menos utilização de energia elétrica e menor custo de manutenção.
Todo o funcionamento desta nova tecnologia foi apresentado ao secretário Cássio Peixoto, acompanhado pela equipe técnica da Sihs, em seu gabinete na manhã desta terça-feira (24). A ação reduzirá em mais de 97% da carga orgânica no sistema de esgoto da Central de Abastecimento, permitindo ainda a utilização do efluente tratado na irrigação da agricultura familiar, beneficiando uma população de 357 habitantes.
“E ainda proporcionará a implementação de um programa de educação sanitária e ambiental na região, conforme orientação do Governador Rui Costa que tem dado total apoio aos projetos que usam a educação como transversabilidade”, comemorou o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, ao explicar que se trata de uma moderna estação de tratamento modular de alta eficiência no tratamento de esgoto sanitário e já utilizado em outras cidades brasileiras. “Faz parte das nossas atividades prospectar novas tecnologias porque a universalização do esgotamento básico na Bahia precisa dar passos mais largos”, disse.
A medida fortalece também a meta da SIHS de expandir as Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção de Sistemas de Saneamento existentes – hoje o estado possui duas: Jacobina e Seabra, ambos na Chapada Diamantina. “Afinal, nosso desafio junto ao saneamento rural é enorme e qualificar, bem como multiplicar bons resultados é modelo que resulta em sustentabilidade aos sistemas de abastecimentos de água. Em suma, a busca de soluções como a estação compacta vão trazer alta performance para o saneamento básico e reuso de água na Bahia”.