Após passar por 26 cidades a tocha olímpica se despediu de terras baianas na última sexta-feira (27), no município de Paulo Afonso. A tocha chegou à cidade de paraquedas, conduzida pelo experiente Luiz Henrique Tapajós, o Sabiá, que tem mais de 25 anos de paraquedismo.
“Tenho milhares de saltos no currículo, mas esse vai ficar marcado como um dos mais emocionantes da minha vida”, declarou. E a adrenalina não parou por aí. Sabiá passou a chama olímpica para Valdílson dos Anjos, que desceu de rapel a ponte que dá acesso a Paulo Afonso, quando passou para o terceiro condutor, que estava num “carranca boat”, o barco atração turística da cidade.
No total, 52 pessoas conduziram a tocha em Paulo Afonso, num percurso de 10 quilômetros. No final, um show com artistas locais, no palco montado no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, agitaram a festa.
Chama na Bahia
Iniciado no dia 19, no município de Teixeira de Freitas, a tocha olímpica arrastou uma multidão por onde passou. As cidades se mobilizaram para receber o principal símbolo dos Jogos Olímpicos. E não foi só pelas ruas asfaltadas que a chama foi conduzida. Além de ser conduzia de paraquedas, a tocha visitou lugares inusitados, como grutas, cavernas e trilhas, no município de Lençóis.