Nessa primeira semana de junho não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo na Bahia, ou seja, a massa de ar seco continua ganhando força, o que deverá manter as chuvas escassas na maior parte do Estado. Além de inibir as chuvas, outro reflexo da permanência dessa massa de ar se deve a redução da umidade em algumas regiões, a exemplo do Oeste, São Francisco e Norte, onde os menores índices poderão chegar aos 30%.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estes índices já são considerados preocupantes para o conforto humano, uma vez que, o ideal seria de, no mínimo, 60%. Somado a esse tempo seco, a massa de ar também está influenciando nas temperaturas dessas regiões, onde, com a ausência de nuvens, as máximas poderão chegar aos 36°C, especificamente no período da tarde. Já durante a noite e nas primeiras horas da manhã, há uma queda significativa nesses valores, quando as mínimas poderão chegar aos 16°C.
Na Chapada Diamantina e Sudoeste, onde essa massa de ar está atuando com menor intensidade, o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro. Também são nessas regiões onde são esperadas as menores temperaturas do Estado, com mínimas podendo chegar aos 15°C. Essa condição de tempo frio e úmido aumenta a possibilidade de formação de neblina, principalmente, durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Com isso, requer maior atenção nesses horários.
Por outro lado, nas regiões mais próximas ao litoral, a exemplo do Recôncavo, Nordeste e Sul, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico são os principais responsáveis pela formação de nebulosidade e ocorrência de chuvas fracas. Além disso, as temperaturas nessas áreas se manterão mais amenas, com valores variando entre mínimas de 18°C e máximas de 33°C.
Na capital baiana e região metropolitana, também é a umidade vinda do Oceano a responsável por manter o céu parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas. Vale ressaltar que, estas deverão ser de fraca intensidade e com maior frequência durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas também continuarão estáveis, com valores oscilando entre mínimas de 21°C e máximas 29°C.
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para a quinta-feira (2) e sexta-feira (3) deverão variar de 7 a 9, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão classificados na categoria “Muito Alta”. Assim, a OMS recomenda cuidados quanto a exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre 10 às 16h, como: utilizar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando, assim, danos à saúde, sobretudo, a pele e aos olhos. As informações são do Inema.