Mais de 400 pessoas, entre elas, 108 pré-candidatos à prefeituras baianas pelo PSB participaram, na manhã da última segunda-feira (25), do seminário “Agenda 40 – Campanhas Criativas e Legislação Eleitoral” promovido em parceria com a Fundação João Mangabeira, na União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. Os pré-candidatos assistiram as palestras do especialista em Marketing Político, Fabrício Mozer, que passou dicas sobre a utilização dos meios de comunicação e as principais redes sociais durante o período da campanha e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Bahia (OAB-BA), Luiz Viana Queiroz, que fez uma explanação sobre a nova Legislação Eleitoral e respondeu as perguntas dos pré-candidatos.
Na mesa de abertura do evento, que contou com a presença do governador Rui Costa, a presidente estadual da legenda, senadora Lídice da Mata, destacou que a campanha política este ano não será das mais fáceis devido às mudanças que ocorreram no financiamento eleitoral, mas que, no entanto, isso não significará uma apatia da legenda frente à disputa, pois o PSB é um partido acostumado a conviver com poucos recursos financeiros. “O PSB é um partido que tem pouco dinheiro, mas estaremos gastando nossa sola de sapato e a nossa luta para, junto com vocês, sairmos vencedores no dia 2 de outubro”, disse, sendo muito aplaudida pelos pré-candidatos.
Lídice também ressaltou que o partido integra a base política do governo Rui Costa porque o PSB assumiu o compromisso político-eleitoral de apoiar o que representa o melhor para o Estado e que esse projeto, iniciado ainda na gestão do ex-governador Jaques Wagner, foi um marco, pois quebrou as amarras do carlismo e possibilitou o desenvolvimento da Bahia. O governador Rui Costa iniciou sua fala agradecendo a senadora Lídice da Mata e o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, pelo voto contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado e na Câmara Federal, respectivamente.
“Aconselho a vocês que são pré-candidatos a se informarem sobre como cada deputado baiano votou nesse processo do impeachment. Esse debate fará durante a campanha com que o povo saiba diferenciar os projetos”. E completou: “Esse ano não será fácil fazer eleição. Infelizmente vocês serão cobaias de um modelo aprovado de última hora, com arranjo de última hora”, disse. O governador sugeriu como modelo ideal uma contribuição compulsória dos empresários a um fundo provisório de campanha que, posteriormente, viria a ser rateado com os partidos.
A deputada estadual Fabíola Mansur parabenizou o correligionário Fredson Cosme, prefeito de Mulungu do Morro, pelo título de único gestor baiano com maior nota no quesito transparência, anunciado pela presidente da UPB, Maria Quitéria. “O foco do nosso debate não é só sobre a mudança nas regras do financiamento de campanha”, afirmou. Já o deputado Marquinho Viana, eleito quatro vezes vereador de Barra da Estiva, na região da Chapada Diamantina, e exercendo o segundo mandato de deputado estadual, se colocou à disposição dos pré-candidatos e disse que ele, como filho de professora aposentada e borracheiro, é a prova de que para fazer campanha não é preciso dinheiro, somente trabalho, responsabilidade e vontade de vencer.