O cidadão que desejar obter a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – para primeira ou demais vias – precisa ficar atento aos novos documentos que devem ser apresentados no ato da solicitação. Em junho, a Bahia passou por um processo de modernização do sistema utilizado na geração da CTPS. Com as mudanças implementadas pelo novo sistema, a Certidão de Nascimento e/ou Casamento foram incluídas na lista de documentos obrigatórios para a solicitação do documento.
Com a alteração, para a 1ª via da CTPS, o trabalhador deve apresentar RG, CPF, Comprovante de Residência e as Certidões acima referidas. Já quem quer dar entrada nas demais vias deve portar, além destes documentos, um Boletim de Ocorrência de Perda/Roubo/Extravio da Carteira de Trabalho original com indicação do número e série, ou a CTPS anterior caso ainda a possua.
Novo sistema
O novo sistema tem como finalidade ampliar a segurança e otimizar o serviço de emissão da CTPS. A etapa baiana do processo de substituição do sistema ainda está em andamento, e algumas unidades apresentam instabilidade no serviço. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) vem trabalhando para normalizar todo o atendimento o mais breve possível.