O atual prefeito de Piritiba, na Chapada Diamantina, Ivan Silva Cedraz (PSB), teve suas contas de 2015 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na sessão desta quinta-feira (15). Dessa vez, o órgão determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que sejam apurados indícios que supõem a prática de improbidade administrativa, diante das irregularidades que motivaram a rejeição das contas.
Conforme o TCM, a administração em Piritiba investiu na área da educação apenas 23,30% dos recursos específicos, quando o mínimo exigido é de 25%, e também promoveu gastos com pessoal em percentual maior (61,03%) do que o legalmente estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O gestor Ivan Cedraz foi multado em R$43,2 mil, que corresponde a 30% dos seus subsídios anuais, pela não recondução dos gastos com pessoal ao índice de 54%, e em R$8 mil, por irregularidades remanescentes no parecer. Ainda cabe recurso da decisão. Jornal da Chapada com informações do TCM.
Leia também
Chapada: Justiça condena ex-prefeito de Piritiba por não prestar contas de São João