As condições do tempo previstas para este primeiro final de semana de março continuam influenciadas pela massa de ar quente e seco, inibindo a nebulosidade e as chuvas em grande parte da Bahia. A situação será mais evidente nas regiões norte, nordeste, Chapada Diamantina, sudoeste e São Francisco, onde a previsão é de céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de chuvas ao longo do período.
De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) esta ausência de nebulosidade permanece favorecendo que as temperaturas se mantenham elevadas, com máximas podendo chegar aos 36°C em algumas localidades dessas regiões. Apesar do tempo quente, temperaturas mais amenas são esperadas para as áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste, onde as mínimas devem ficar em torno dos 17°C.
Para o Recôncavo e sul do estado, mesmo com a atuação dessa massa de ar, a umidade vinda do Oceano Atlântico favorecerá a formação de nebulosidade, deixando o céu parcialmente nublado e com possibilidade de ocorrer chuvas fracas, principalmente, nas localidades mais próximas ao litoral. As temperaturas nessas regiões se mantêm sem grandes mudanças, variando entre mínimas de 31°C e máximas de 34°C.
Na região oeste, onde as temperaturas também estarão elevadas (máximas de até 36°C), os altos índices de umidade podem contribuir para que ocorram chuvas em algumas localidades, sobretudo no extremo oeste, próximo à divisa com os estados de Goiás e Tocantins. Para Salvador e região metropolitana, a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas, principalmente, durante a noite e inicio da manhã. As temperaturas na capital baiana continuam elevadas durante todo o período, com máximas podendo chegar aos 33°C.
Maré e Índice de Radiação Ultravioleta
De sexta-feira a domingo (3 a 5), a maré deve atingir sua altura máxima no período das 7 às 10h e das 19 às 22h, com valores variando de 1,6 a 2,5 metros. As alturas mínimas devem ser registradas de 1 às 4h e e das 13 às 16h, com valores variando de 0,3 a 1,0 metro. As ondas previstas devem ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,0 metro.
A estação do verão é caracterizada pelas altas temperaturas e chuvas mais intensas. Além disso, há um aumento da incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), como os valores 12 e 13 previstos para o final de semana. Estes IUV’s, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), permanecem dentro da categoria de intensidade ‘Extrema’, devendo manter os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, especificamente, nos horários das 10 às 16h, quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, para minimizar os danos causados à saúde. As informações são do Inema.