O governo federal reconheceu na última segunda (20) situação de emergência em 81 municípios brasileiros nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Nos oito estados, regiões foram atingidas por desastres naturais diversos, como seca e estiagem, chuvas intensas, alagamentos e deslizamento de solo.
De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o dinheiro destinado para as prefeituras servirá para que as cidades restabeleçam serviços essenciais e recuperem as áreas danificadas. No estado de Alagoas, 68 cidades foram prejudicadas pelo extenso período de seca e estiagem. O mesmo ocorreu com os municípios baianos de Miguel Calmon, Nova Itarana, Pé de Serra e Pindobaçu, além de Colatina, no Espírito Santo, e Graccho Cardoso, em Sergipe.
Já os municípios de Mariápolis (SP), Uru (SP) e Itaituba (PA) foram atingidas por chuvas intensas, situação que também provocou enxurradas em Conceição do Araguaia e alagamentos em Rio Maria, ambas no Pará. Também obtiveram reconhecimento federal de situação de emergência os municípios de Tefé, no Amazonas, que teve estruturas danificadas pelo deslizamento de uma encosta, e Porto Belo, em Santa Catarina, onde uma ponte foi destruída. Da Agência Brasil.