Em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, 1.908 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas a realizar mamografia, exame que detecta precocemente o câncer de mama. No período de 17 de abril a 5 de maio, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) estará presente no município, com a ação itinerante do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama.
Para serem atendidas, as mulheres devem apresentar um documento de identidade, o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um comprovante de residência. O exame será realizado em uma unidade móvel, que estará estacionada na Praça Flaviano Guimarães, ao lado do Banco do Brasil. O atendimento fica disponível das 7h às 18h.
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes.
O Saúde sem Fronteiras é um programa da Sesab que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento. As informações são da Sesab.