As condições do tempo na Bahia, previstas para os próximos dias, que inclui o final de semana prolongado, devido ao feriado de 1° de maio (Dia do Trabalhador), deverão ser influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. Na faixa centro-oeste e norte, que inclui as regiões Oeste, São Francisco, Norte e parte da Chapada Diamantina e Sudoeste, quem continua influenciando é uma massa de ar quente e seco, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas na maior parte do período. Além de reduzir as chances de chuvas, a permanência desse sistema também está contribuindo para deixar as temperaturas elevadas nessas regiões, onde as máximas deverão variar entre 34°C e 37°C.
Por outro lado, na faixa centro-leste, que abrange as regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul e centro-leste da Chapada Diamantina e Sudoeste, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam influenciando o tempo, o que deverá manter o céu encoberto e chuvoso em, praticamente, todo o período. Além disso, uma frente fria que está avançando pelo Sudeste brasileiro também poderá intensificar estes ventos, resultando em mais umidade e, consequentemente, mais chuvas para algumas regiões, a exemplo das localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo e Sul, onde não se descarta a possibilidade e eventos mais intensos.
Mesmo com essa previsão de céu encoberto e chuvoso nessas regiões, as temperaturas ainda se manterão elevadas, com máximas variando entre 29°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) a 35°C (no Nordeste). Ainda assim, temperaturas mais amenas também são esperadas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C (menores do Estado). Para a cidade de Salvador e região metropolitana, também são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que deverão manter o céu encoberto e chuvoso nos próximos dias. Ainda assim, as temperaturas na capital baiana continuam elevadas, com valores variando entre mínimas de 22°C e máximas de 32°C.
Maré
Entre a sexta (28) e a segunda-feira (1º), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 4h30min e às 7h30min e entre às 16h30min e às 19h30min, com valores variando de 1,7 a 2,9 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 22h30min e à 1h30min (do dia seguinte) e entre às 10h30min e às 13h30min, com valores variando de 0,1 a 0,8 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,0 metros.
Índice de Radiação Ultravioleta
Na primeira metade do outono as características da estação se assemelham as características do verão, ou seja, com temperaturas elevadas e chuvas mais intensas. Por outro lado, no decorrer do período há uma redução na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Mesmo assim, estes índices continuam elevados, a exemplo dos que estão previstos para o período entre sexta-feira (28) e segunda (1º) quando estes deverão variar de 9 a 11 em todo o Estado.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes IUV’s fazem parte das categorias de intensidade “Muito Alta e Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, para minimizar os danos causados a saúde, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, etc. As informações são do Inema.