A notícia do fechamento da Comarca de Mucugê, município da Chapada Diamantina, indignou os moradores locais. Na última segunda-feira (29) eles criaram um comitê ‘Mucugê em Defesa de sua Comarca’. Está prevista a ‘Manifestação e Passeata em Mucugê em defesa de sua Comarca’, ato público para expressar seu descontentamento com a situação, marcada para o próximo dia 12 de junho, a partir das 8h.
O comitê está colhendo assinaturas em dois abaixo-assinados, um realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que será encaminhado ao Tribunal de Justiça (TJ), e outro, específico do comitê, inclusive com assinaturas de pessoas que moram na zona rural.
Há também um manifesto demonstrando que a população não aceita o fechamento da comarca local e irá lutar pelos meios legais para evitar isso. “Não assistiremos em silêncio manobras políticas e antidemocráticas adotadas com o propósito de satisfazer o interesse de poucos em detrimento da coletividade”, diz a integrante do comitê Danielle Vilar, citando parte do texto do manifesto.
Segundo o comitê, a população será prejudicada sem o acesso fácil à Justiça. No município, por exemplo, há comunidades que se localizam a 80 quilômetros da sede, onde moram pessoas em situação de pobreza. “Como seria feito para garantir o acesso dessa pessoa à Justiça, que é um direito constitucional”, questiona o movimento.
Jornal da Chapada