Os educadores de Ituaçu, na Chapada Diamantina, realizaram uma manifestação na sede do Sindicato dos Professores da Rede Municipal (Sinproi) na tarde da última sexta-feira (23). Eles confeccionaram uma faixa com os dizeres: ‘O prefeito de Ituaçu faz festa junina, mas não paga o piso dos professores, descumprindo a lei federal 11.738/08’. Há cerca de um mês, a presidente do Sinproi, Maria do Alívio da Silva Cangussu, informou ao Jornal da Chapada que foram criadas duas comissões para acompanhar o trabalho dos técnicos da prefeitura.
E o pedido do prefeito de um prazo para que as demandas dos professores fossem revistas foi atendido pelos educadores. A data limite foi o dia 7 de junho, mas nada ficou resolvido, pois, segundo Cangussu, o gestor não enviou documentos sobre as mudanças no plano de carreira da categoria como forma de diminuir gastos propostos pela prefeitura.
“O prefeito fez uma proposta, porém o sindicato não pode apresentar uma contraproposta por falta da documentação”, afirmou Maria. Para a presidente do Sindiproi há outros cortes que podem ser feitos nas finanças da prefeitura que não prejudiquem os professores.
Jornal da Chapada