O jovem Geovane Félix Ramos Santos, de 23 anos, morador da cidade de Paramirim, na Chapada Diamantina, se inspirou em veículos da montadora italiana “Ferrari” para criar um automóvel artesanal, que chama atenção na cidade. Ele começou a fazer a engenhoca em outubro do ano passado e, pela primeira vez, deu uma volta nas ruas da cidade no último domingo (6). O jovem construiu o carro em suas horas livres. Ele foi influenciado pelo pai, que é ferreiro e trabalhou seis anos consertando motocicletas.
“Quando eu tinha na faixa de 14 anos, começava a criar bicicletas diferentes, fazia motos diferentes. Aprendi tudo com meu pai, nunca fiz curso sobre isso”, disse Geovane. A ideia de montar o automóvel artesanal surgiu depois que ele viu uma invenção parecida que circulou pela internet: uma Ferrari com motor e rodas de bicicleta. “Pela internet eu vi um rapaz que fez uma Ferrari movida a pedal. Ele tinha feito com pneus de bicicleta. Vi na internet e pensei em fazer uma com motor de motocicleta só para eu usar”, contou.
Diferente das altas velocidades alcançadas pela Ferrari original, a invenção de Geovane só chega a cerca de 40 km/h. Ele afirma que investiu cerca de R$ 6 mil no “brinquedo”, que é capaz de levar apenas dois passageiros. “Eu fiz na intenção de um brinquedo para me divertir na cidade”, relatou ao G1. “Comprei motor de motocicleta, caixa de marcha, a borracha do pneu de carro, tinta, solda, ferros, vidros, painéis. Fora a minha mão de obra. Eu mesmo que montei tudo sozinho e usava a estrutura da oficina de meu pai”, contou. O jovem também fez os bancos e o aro do automóvel artesanalmente. Jornal da Chapada com informações do G1BA.
Veja fotos