Para esta quinta-feira (31) o tempo seguirá sem mudanças, pois a massa de ar seco continua persistindo, dificultando a formação de nuvens e ocorrência de chuvas em, praticamente, todo o Estado. Assim, na faixa centro-oeste e norte a previsão é de céu ensolarado e temperaturas elevadas na maior parte do período, com máximas podendo chegar os 37°C (no Oeste). Além disso, essa massa de ar seco influencia nos baixos índices de umidade do ar, podendo atingir valores inferiores a 30% em algumas áreas. Vale ressaltar que, a baixa umidade do ar poderá causar problemas principalmente para a saúde da população, pois de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes índices são considerados prejudiciais, uma vez que, o ideal para o conforto humano é de, no mínimo, 60%.
Assim, é recomendado manter-se sempre hidratado. Outro reflexo desse tempo quente e seco é o aumento nos riscos de ocorrer queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles focos já existentes, pois com a vegetação já ressecada, uma simples fagulha ou uma ponta de cigarro pode dar origem a um grande incêndio. Desta forma, é necessário cautela quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, tendo em vista que na perda do controle do mesmo, este poderá trazer danos irreversíveis para a região.
Na Chapada Diamantina e Sudoeste, que também está sob influência dessa massa de ar, o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro, com temperaturas oscilando entre mínimas de até 11°C (nas áreas serranas) e máximas de até 31°C. Já na faixa leste da Bahia, as condições do tempo ainda serão influenciadas pela umidade vinda do Oceano Atlântico, deixando o céu com nebulosidade variável e com pouca possibilidade de chuvas. Essa mesma previsão se estende para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas deverão variar entre mínimas de 20°C e máximas de 28°C. Nas demais regiões desta faixa do Estado, estes índices ficarão entre mínimas de 15°C e máximas de 29°C.
Uma das características do final do inverno e aproximação da primavera é a elevação da Radiação Solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta. Tal mudança pode ser observada entre os dias 31/08 (quinta-feira) e 01/09 (sexta-feira), quando deverão variar de 9 a 11. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices estão classificados nas categorias ‘Muito Alta e Extrema’, o que requer cuidados quanto a exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde, já que nesse intervalo de tempo os efeitos nocivos dos raios solares são maiores. As informações são do Inema.