Uma onça, conhecida como Suçuarana, foi fotografada por sistema de monitoramento instalado em diferentes locais do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna). Na foto, a data de 4 de agosto de 2017 exibe o dia em que o felino foi avistado. Nas redes sociais, a foto da onça-parda causou alvoroço, já que é difícil registrar essa cena. A foto é de Cézar Neubert Gonçalves, membro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor do parque.
“Iniciamos uma ação de pesquisa e monitoramento da fauna por meio de armadilhas fotográficas. E, logo no primeiro clique, olha só quem apareceu. Conhecida como Suçuarana, seu nome científico é Puma Concolor”, salienta os gestores do Parna nas redes sociais. A localidade, por segurança do animal, não foi revelada, mas mesmo assim, a imagem circula nas redes.
A onça-parda ou puma concolor, também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é um mamífero carnívoro nativo da América. É o mamífero terrestre com a maior distribuição geográfica no ocidente e capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas. É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerado um predador oportunista.
Jornal da Chapada