No próximo dia 27 será lançada a Feira Literária de Piritiba (Flipi), justamente no dia do aniversário de emancipação política do município. A primeira edição acontecerá em 2018, com uma homenagem ao cantor e compositor Wilson Aragão, filho da terra.
O gancho para a celebração será os 35 anos que a música ‘Guerra de Facão’ completará, bem como toda a sua trajetória enquanto cantor e compositor. A programação da Flipi contará também com a participação de outros artistas da cidade, apresentações de várias manifestações artísticas, bem como um espaço especial para a exposição da produção acadêmica de piritibanos.
A Canção
O ano era 1983 e a guerra que se falava na época não era dessas de hoje em dia, era uma guerra cantada que retratava algumas tramas nordestinas. Passados mais de 30 anos e a canção parece que foi escrita para os dias atuais. Inspirado na Guerra das Malvinas e na dor do homem nordestino que estava ameaçado a ir para uma guerra que não criou, compôs a canção ‘Guerra de Facão’.
Nela o autor retrata as dores individuais, os costumes da época, a desvalorização da cultura local e as guerras travadas em decorrência dos sofrimentos vividos. E no final anuncia que morreria muito menos gente se a guerra fosse de facão. Jornal da Chapada com informações de assessoria.