A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), promoveu, nesta terça-feira (3), um intercâmbio entre representantes da sociedade civil e do poder público do município de Itiúba e da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap) e FrigBahia, no município de Pintadas, na Chapada Diamantina. O encontro, que contou com a participação do diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, e da prefeita de Itiúba, Cecília Petrina de Carvalho, teve entre seus objetivos a apresentação da experiência de arranjo produtivo realizado entre a Cooap e a Frigbahia, com um modelo integrado que une fomento à produção, processo de industrialização e comercialização da produção.
Para o presidente da Cooap, Gerinelson Lima, o intercâmbio possibilitou aos visitantes conhecer o novo modelo produtivo, adotado em Pintadas, que consiste em associar produção, industrialização e comercialização. “A ideia é firmarmos parceria e, ao mesmo tempo, abrir uma oportunidade de negócios com a cooperativa de Itiúba, para adquirir a carne caprina e ovina, enquanto o frigorífico ainda está em construção, o que vai fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da caprinovinocultura na Bahia”.
De acordo com a presidente da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar (Coopagri), Marilene Laranjeira, o encontro, em que foi possível conhecer a experiência exitosa da caprinovicultura em Pintadas, foi muito positivo. “Nessa visita ao frigorífico foi possível obter todas as informações sobre a possibilidade de parcerias e, enquanto cooperativa, colocamo-nos à disposição para organizar a produção de caprinos e ovinos para escoá-la na cooperativa de industrialização e comercialização de Pintadas, enquanto o nosso frigorífico está em construção. Contamos com o apoio da CAR para a conclusão das obras e na gestão do empreendimento”. As informações são da CAR.