A Brigada Federal de Assentamento Diamantina, instalada no Projeto de Assentamento Rosely Nunes, município de Itaetê, na Chapada Diamantina iniciou suas atividades nesse segundo semestre. Integrante do Programa de Brigadas Federais do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama). A brigada é composta por 20 brigadistas de combate, quatro chefes de esquadrões, um chefe de brigada e um gerente estadual do fogo.
Os trabalhos incluem cerca de 15 projetos de Assentamento da Reforma Agrária dos municípios de Andaraí, Iramaia, Itaetê e Nova Redenção, e dá apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nos combates aos incêndios florestais no entorno e interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD).
O início dos trabalhos tem sido marcado pelo desenvolvimento de atividades de prevenção aos incêndios florestais no âmbito da educação ambiental com estudantes de escolas públicas, assentados da reforma agrária e agricultores familiares. Até o momento foram realizadas 43 atividades de prevenção e 11 combates a incêndios florestais, sendo o último combate realizado no município de Ibicoara, próximo à Comunidade Pé de Serra, na última segunda-feira (9).
A ideia é que nesse período crítico de estiagem, no qual com o ar seco e grande incidência de raios solares o perigo de ocorrências de incêndios florestais aumenta, os riscos sejam diminuídos com ações conjuntas entre instituições públicas e privadas, como as brigadas voluntárias, moradores do entorno de áreas protegidas, agricultores e toda sociedade. Jornal da Chapada com informações de assessoria.