O escritor ituaçuense José Amarante realizará no dia 1º de novembro, véspera do feriado de finados, a sessão de autógrafos do seu livro ‘Baile à fantasia: contos e alguma poesia’ a partir das 17h no inusitado Cemitério dos Ingleses, localizado na Ladeira da Barra, em Salvador. A publicação da editora Étera, segundo definição do próprio autor é “um mergulho no abismo da vida, em direção à busca do solo da infância”.
A obra se estrutura em quatro blocos de contos, centrados aparentemente em quatro períodos da existência, todos introduzidos por poemas. Eles dialogam com o conjunto de histórias das seções ilustradas por desenhos em rascunho de Fábio Ramon.
O livro também parece brincar com a linguagem e com os gêneros textuais. É tudo um jogo, já marcado pelo prelúdio que abre a obra, uma espécie de introdução, em que o autor oferece algumas perspectivas ao leitor, muitas vezes de forma velada. Por vezes, dadas as conexões temáticas e linguísticas entre os textos, há a impressão da leitura de um pequeno romance.
Sobre o autor
José Amarante é natural de Ituaçu, na Chapada Diamantina, onde cursou toda a sua educação básica. É professor de Língua e Literatura Latinas na Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde se graduou em Letras Vernáculas e se tornou doutor, atuando também como professor permanente no Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura.
Em 2006, seu livro de contos ‘Ainda em flor’ recebeu o Prêmio Braskem de Literatura, tenso sido publicado pela Fundação Casa de Jorge Amado. Jornal da Chapada com informações de Informe Bahia.