A transparência pública tem sido um dos destaques da gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PSB), em tempos de crises por conta de atos escusos. Ele reafirmou que se compromete com essa transparência e assinou o termo de adesão ao Sistema Nacional de Ouvidorias do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), através do e-Ouv Municípios. Itaberaba é a primeira cidade da região que aderiu ao sistema.
No começo da semana, Mascarenhas formalizou a entrega do termo de adesão. Essa união com a CGU traz um importante apoio ao município de Itaberaba ao disponibilizar uma ferramenta informatizada própria para as ouvidorias, gratuita e sem necessidade de instalação de software nos servidores e computadores da prefeitura. O demandante poderá acompanhar de maneira mais simples todas as informações sobre os processos.
O e-Ouv Municípios está disponível por meio da adesão ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (Profort) e oferece benefícios tanto para a sociedade como para a administração pública municipal. Ricardo destacou a ação da equipe técnica e a oferta da qualidade do serviço.
“A nossa Ouvidoria conta com uma equipe técnica preparada para ouvir a população, encaminhar suas reivindicações e trazer soluções. Trabalhamos forte para que possamos oferecer um serviço de qualidade para a população de Itaberaba e essa parceria com a CGU vem consagrar os nossos esforços para um governo limpo e transparente”, disse Ricardo.
A ouvidoria está instalada na Secretaria de Comunicação e tem seu funcionamento de segunda a sexta-feira, em horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A partir da manifestação do cidadão, a ouvidoria busca melhorar a qualidade de atendimento de serviços públicos oferecidos de forma que a população possa sentir-se satisfeita e ter suas necessidades atendidas.
Entre as tarefas da ouvidoria, estão assegurar os direitos do cidadão, responder com clareza todas as informações solicitadas e orientar sobre como proceder para solucionar o problema, se não puder atender a solicitação. A ouvidoria recebe, analisa e procura encaminhar os elogios, dúvidas, sugestões e reclamações às Secretarias e demais unidades de gestão pública, bem como recomenda medidas possíveis para solução ou prevenção de falhas.
Depois de a mensagem ser examinada e respondida, a ouvidoria comunica o parecer ao manifestante, funcionando como um canal mais humano de interlocução com o público. A manifestação pode ser efetuada por carta, e-mail, redes sociais, telefonemas ou pessoalmente. As manifestações recebidas pela Ouvidoria, analisadas e encaminhadas às secretarias ou unidades gerenciais para providências ou manifestação.
No site da prefeitura de Itaberaba, os cidadãos e cidadãs podem, ainda, acompanhar todas as informações referentes aos dados contábeis e fiscais, como por exemplo, empenhos, receitas e despesas, diárias, licitações, acessando o link ‘Transparência Fiscal’, na barra superior da página principal, que direciona ao link do Portal da Transparência, ou diretamente nos banners referentes a cada item destacados no site.
Também no site institucional da prefeitura, os itaberabenses podem ler ou baixar o Diário Oficial do município com informações sobre o processo licitatório, nomeações ou contratações de servidores, promulgação de leis, decretos e outros atos administrativos. Ampliando a comunicação e interação com os munícipes, a prefeitura de Itaberaba ainda disponibiliza diversas páginas nas redes sociais, o que tem aproximado a população à gestão municipal. Jornal da Chapada com informações de assessoria.