Municípios da Chapada Diamantina registraram fortes chuvas na tarde desta quinta-feira (4), que vieram com ventos, raios e trovões, assustando os moradores da região. Entretanto, as chuvas trouxeram um alento para os produtores rurais, que sempre consideram as águas bem-vindas. Em Itaberaba, por exemplo, uma tempestade tornou o final da tarde em noite e preocupou quem estava na rua, a água inundou avenidas e os ventos destelharam casas, até o fornecimento de energia foi interrompido em alguns bairros. Uma placa caiu em cima de um carro na região da ‘Feira Nova’ e portas de vidros de lojas quebraram. Há relatos de chuvas fortes também em Palmeiras, Boa Vista do Tupim, Lajedinho, Ibiquera, Piatã, Lençóis, Morro do Chapéu, Ruy Barbosa, Utinga, Wagner e Bonito.
Em redes sociais, os internautas se manifestaram apontando a preocupação com as fortes chuvas. O Jornal da Chapada registrou imagens das grandes nuvens escuras que tornaram o dia em noite na cidade de Itaberaba. “Parecia que ia cair o mundo. Muito vento e chuva forte, tive que colocar contenções em portas e janelas para a água não invadir. O vento foi forte, arrancou telhas e me deixou com bastante medo”, diz uma moradora da Avenida Medeiros Neto, centro da cidade chapadeira. Outros municípios também registraram nuvens densas. “Ibiquera está assim também, que venha em paz”, disse uma internauta. Outra leitora falou que em Morro do Chapéu, a chuva caiu forte na tarde desta quinta. Em Utinga, a chuva também foi boa, os moradores relataram que o calor foi amenizado na região.
Imagens de prejuízos em Itaberaba
De acordo com o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as condições do tempo previstas para os próximos dias na Bahia, que também inclui o final de semana, deverão ser influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. Na faixa centro-oeste e sul quem predomina é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o que manterá o céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Além disso, as temperaturas elevadas (com máximas podendo chegar aos 36°C) contribuem para intensificar essas chuvas em algumas regiões, a exemplo do Oeste e São Francisco, onde poderão vir acompanhadas de trovoadas.
É sempre bom lembrar que, a ZCAS é o sistema meteorológico responsável por trazer umidade da região amazônica, formando uma extensa faixa de nebulosidade, com chuvas mais intensas, que se estende desde a Amazônia, passando pelas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste brasileiro, até o Oceano Atlântico. Na Bahia, esta Zona, normalmente, atua no final da primavera e parte do verão, contribuindo para a ocorrência e intensificação das chuvas, sobretudo na faixa centro-sul e oeste do Estado.
Na região Sul do Estado, onde também há previsão de chuvas, quem deve influenciar com mais intensidade é a umidade vinda do Oceano Atlântico. No entanto, o predomínio será de céu parcialmente nublado com chuvas fracas. Nas demais regiões do Estado, quem continua atuando é a massa de ar quente e seco, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas na maior parte do período. Mesmo assim, eventos isolados de chuvas fracas poderão ocorrer em algumas localidades da região Norte.
Além de deixar o tempo seco, a permanência dessa massa de ar também influencia nas temperaturas, mantendo-as elevadas, com máximas variando entre 32°C (no Recôncavo) e 36°C (no Norte e Nordeste). Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde não são esperadas mudanças significativas, a previsão continua sendo de tempo quente e com poucas chances de chuvas. As temperaturas na capital baiana deverão variar entre mínimas de 23°C e máximas de 34°C. Jornal da Chapada com informações do Inema.
Confira vídeo dos raios em Itaberaba
Veja mais imagens da chuva em Itaberaba