O prefeito de Ipirá, Marcelo Brandão (DEM), sancionou o projeto aprovado e vetou as emendas colocadas pela bancada de oposição no Legislativo Municipal que destinariam parte do orçamento municipal para a reforma da Casa dos Estudantes e do Mercado de Artes. No final de 2017, a Câmara de Vereadores votou em regime de urgência o Projeto de Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2018 do município de Ipirá e, após muita discussão da bancada de oposição, foram apresentadas, votadas e aprovadas por unanimidade dos edis as emendas.
Os valores estabelecidos no orçamento foram de R$ 1 milhão para a reforma da Casa dos Estudantes e outro milhão para a reconstrução do Mercado de Artes. Estes recursos sairiam da verba destinada ao gabinete do prefeito municipal. O veto a Emenda Aditiva Nº 05/2017, foi especificamente aos recursos destinados às reconstruções da Casa dos Estudantes e ao Mercado de Artes.
Partindo deste princípio, a bancada de oposição acredita que o prefeito, com sua decisão, ratifica a represália aos manifestos públicos promovidos pelos estudantes da Associação dos Estudantes Ipiraenses (AEIPI) e pelos artesãos do Mercado de Artes, que perderam todo material de trabalho no incêndio ocorrido no dia 23 de novembro de 2016. Jornal da Chapada com informações do Caboronga Notícias.